fbpx
Home / Doenças infantis / Quais são as Causas das Cáries Infantis
caries infantil

Quais são as Causas das Cáries Infantis

As cáries são problemas que surgem nos dentes que se não forem tratadas no tempo certo, acabam destruindo os dentes.

Para quem ainda não sabe, até as crianças correm o risco de ter cáries, por isso os pais precisam ficar bem atentos para evitar que os dentes dos seus filhos sejam destruídos.

Veja quais as causas e formas de evitar as cáries infantis.

O que são Cáries infantis ?

A cárie infantil, também conhecida como cárie de mamadeira, é aquela que aparece nos bebes e com o tempo destrói os dentes dos pequenos, mas esse problema pode ser prevenido. Para prevenir a cárie infantil basta prestar atenção e evitar os fatores que causam essa doença.

Quais são as causas das cáries infantis?

Bebê dormir com a mamadeira

Deixar o bebê ou a criança dormir com a mamadeira é uma das causas das cáries infantis. Quando a criança está dormindo, os líquidos que contém açúcar continuam em volta dos dentes podendo causar a cárie.

Amamentação

A amamentação muito longa faz com que o bebê durma enquanto está se alimentando, e da mesma forma da mamadeira, o leite materno que contém açúcar fica em volta dos dentinhos de leite provocando as cáries.

Consequências da cárie na infância

  • Perda dos dentes;
  • Dentes permanentes nascem tortos;
  • Dores muito fortes;
  • Baixa autoestima;
  • Cárie;

Problemas na fala, nos casos mais graves, os dentes de leite anteriores dos bebês podem ser destruídos pela cárie dentária, e com isso eles podem perder toda a coroa dental e isso prejudica a fala da criança, pois nessa fase eles estão aprendendo a falar e alguns fonemas são falados com o auxílio desses dentes.

Como evitar as cáries infantis

Acostume seu filho a dormir sem a mamadeira.

Nunca ponha o seu bebê para dormir com uma mamadeira contendo qualquer líquido com açúcar, se ele precisar de uma mamadeira para adormecer, ponha água nela.

Não deixe a criança ficar muito tempo com a mamadeira.

Faça a higiene da gengiva e dos dentes do seu bebê depois de qualquer alimentação, use um pequeno pano úmido e macio, um pedaço de gaze ou uma escova de dentes para bebês. Crianças mais velhas devem escovar os dentes também após cada refeição com uma escova de cerdas macias.

A partir dos nove meses de idade, ensine seu filho a usar um copo no lugar da mamadeira.

Pergunte ao pediatra se sua criança está recebendo a quantidade certa de flúor diária.

Como tratar a cárie infantil

Para tratar a cárie infantil, a única opção é procurar o pediatra do bebê ou da criança que resolverá o problema ou passará o caso para um dentista especializado.

Portanto é muito importante cuidar dos dentes desde muito cedo, pois um sorriso bonito e saudável deixa a vida mais feliz.

Actualizado em:

AUTOR: Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.

VEJA TAMBÉM:

tratar assadura bebe

Como Tratar a Assadura do Bebé

Um bebê é um ser que necessita de muitos cuidados e atenção, pois ele é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *