Como Lidar com a Febre do Bebe

tabela de febre

Não há maior dor para uma mãe do que a incapacidade de proteger o bebe de qualquer mal. Lidar com a febre do bebe pode ser complicado. Qualquer mãe adorava proteger o seu filho, especialmente, quando estão doentes.

A febre é algo que assusta qualquer mãe. A febre pode ser sintoma de várias doenças, às vezes desaparece tão facilmente como aparece. A febre é ainda mais preocupante quando eles são pequeninos e não sabem dizer o que dói.

Existem muitas formas de medir a temperatura do corpo do bebe, no rabinho, na axila, na testa ou no ouvido. Mas é importante ter noção quando uma alteração de temperatura é realmente considerado febres. No rabinho deve retirar sempre uma grau.

Aqui fica uma tabela com um guia.

tabela de febre

O que fazer quando o Bebe tem Febre

Até aos 6 meses idade

Neste tempo é importante ter cuidados especiais. O organismo ainda está frágil e qualquer alteração deve ser acompanhada pelo médico.

Sempre que o bebe tiver uma temperatura superior a 37,8° C ( na axila) deve retirar o excesso de roupa, esperar 30 minutos voltar a medir e se esta não tiver descido consultar um médico.

Dos 6 meses até 1 ano

Se o bebe apresentar 37,8º C ou mais deve medicar segundo as ordens do médico, este tipo de medicação demora cerca de 3 horas a fazer efeito, se ao fim deste tempo não diminuir ou aumentar deve consultar o médico.

Em qualquer dos casos deve sempre ir ao médico se a temperatura for superior a 39,5°C, se a criança ficar apática ou mudar de comportamento.

Nas crianças maiores deve consultar o médico se a febre persistir por mais de 72h ou, se neste período, apresentar outro sintoma preocupante como manchas, falta de ar, irritação...

Com a saúde não se pode brincar, especialmente, em crianças, em caso de dúvida contate o seu médico ou vá diretamente para o hospital. Durante o período febril deve oferecer mais líquidos ao seu filho e não insistir com ele para comer.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.