Como Tratar as Assaduras do Bebé

Um bebê é um ser que necessita de muitos cuidados e atenção, pois ele é indefeso e frágil. Sempre quando um bebê chora, a mãe fica desesperada por não saber o que o seu filho está sentindo, porém, quase todas as vezes, as assaduras são as principais causas.

Como tratar as assaduras do bebê

Higiene – Realizar a higiene adequada do bebê é essencial para evitar as assaduras. A limpeza do bebê deve ser realizada com gaze ou fralda de algodão e água. É preciso sempre trocar a fralda e evitar o uso dos lenços umedecidos, pois podem piorar a irritação da pele.

Trocar a fralda com frequência – Como já foi dito, trocar a fralda com frequência é essencial para evitar as assaduras, pois assim evitará que a urina e as fezes do bebê fiquem em contato com a pele dele por muito tempo, piorando assim o estado das assaduras. A fralda deve ser trocada antes ou depois de todas as refeições e sempre que o bebê fizer as suas necessidades.

Aplicar pomada – Sempre que o bebê estiver com assaduras, uma ótima dica é aplicar uma pomada especializada para resolver esse problema, sendo que as mais eficazes são: Bepantol e Hipoglós. Uma dessas pomadas deve ser aplicada sempre que for trocar a fralda, porque elas ajudam a pele a cicatrizar mais rápido acabando com as assaduras.

Deixar o bebê sem fralda – Para evitar assaduras, uma das formas mais eficazes é deixar o bebê sem fralda por um tempo todos os dias, porque isso promove a respiração da pele que é muito importante no tratamento das assaduras, pois o calor e a umidade são os principais causadores das assaduras.

Receita de talco caseiro para assaduras

Muitos bebês são alérgicos aos talcos, porém existe um talco caseiro que pode ser usado em crianças de todas as idades, o produto acalma a pele do bebê por causa das propriedades calmantes e anti-inflamatórias da camomila e o efeito antisséptico do própolis, que combate infecções.

Talco caseiro

Ingredientes

  • 2 gotas de óleo essencial de camomila
  • 5 gotas de tintura de própolis
  • 3 colheres de sopa de maisena

Modo de preparar

Peneire a maisena em um prato e reserve. Misture a tintura e o óleo essencial em um vaporizador pequeno, com a função de borrifar da mesma forma que um perfume.

Em seguida borrife a mistura na maisena. Armazene em um pote de talco e use sempre no bebê, cuidado para não jogar no rosto do pequeno. E

ste talco caseiro pode ser guardado até por 6 meses. Se o bebê não se der bem com o produto, cancele o uso imediatamente.

Compartilhar ;)

Como Tratar as Assaduras do Bebé