Existem alimentos para a criança dormir melhor?

Um dos problemas da maternidade que pode levar as mães à loucura é a hora do sono. Há crianças adormecem rapidamente e dormem a noite toa, outras lutam contra o sono.

O principal ponto para uma boa noite de sono é criar uma rotina, já aqui deixamos algumas dicas que pode experimentar.

A alimentação da criança pode estar a ser afetado pelo o que ela come ou o pelo o que ela não come. Será que existem alimentos que ajudam a criança a dormir melhor.

Alimentos que ajudam no sono das crianças

Antes de pensar na alimentação é preciso criar uma rotina de sono para facilitar este processo, a rotina e o horário vai depender muito da dinâmica da família, não existe um padrão porque os horários variam de família para família.

Brincar, tomar banho, vestir o pijama, contar uma história, orar são algumas atividades que pode incluir na vossa rotina.

Espaço onde a criança vai dormir também deve estar preparado deve ser um espaço arejado sem elementos que possam comprometer o sono nem distrair a criança como televisão ou brinquedos.

Até OMS recomenda o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses, depois desta fase aos alimentos devem ser introduzidos seguindo o plano alimentar do médico que segue a criança, por isso, deve seguir as recomendações.

Quais os alimentos que ajudam as crianças a dormir

O triptofano presente em muitos alimentos, ajuda na produção da serotonina, hormônio que regula bem-estar, humor e sono.

Ovos

Peixe

Frango

Cerejas

Banana

Abacaxi

Abacate

Aveia

Arroz

Amêndoas

Aspargos;

Nozes

Uvas roxas

Grãos integrais

Leguminosas (feijão/soja/grão de bico/lentilha)

Alimentos que Prejudicam o sono

Se existem alimentos que ajudam o seu filho a dormir melhor, existem outros que possuem o efeito contrário.

Deve evitar dar estes alimentos ao seu bebê ou filho. Alguns alimentos, por possuírem cafeína, podem estimular o bebê, deixando-o mais irritado, com dificuldade de relaxar para dormir.

Chocolate e achocolatados

Café

Chás com cafeína (mate, preto, vermelho, verde, branco);

Guaraná

Refrigerantes tipo cola

Advertisement
Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.