quarta-feira , fevereiro 1 2023
omega 3 melhora memoria das criancas

Ómega 3 melhora memória das crianças

A alimentação é algo muito importante ao longo da nossa vida, especialmente, na vida dos bebês e das crianças. É importante incutir desde cedo hábitos alimentares equilibrados e saudáveis.

Advertisement

Alguns alimentos são importantes para o desenvolvimento de defesas, mas também para desenvolver a memória.

O consumo regular de alimentos ricos em Ómega 3 melhora a capacidade de aprendizagem das crianças.

A importância de Ómega 3 para as crianças

Esta conclusão foi publicada na American Journal of Clinical Nutrition.

O estudo conclui que os alimentos ricos em ácidos gordos DHA (Ácido Docosahexanóico), como é o caso do salmão, têm efeitos positivos sobre as funções cerebrais associadas à memória

“As conclusões vêm confirmar outros estudos os quais sugerem que o consumo regular de DHA tem uma forte ação modular no funcionamento da atividade cerebral”, explica o responsável pela investigação Robert McNamara.

O estudo teve como base 33 rapazes saudáveis, entre os oito e os dez anos. Durante oito semanas, as crianças foram divididas em dois grupos, tendo sido pedido a um grupo que ingerisse uma de duas doses de DHA (400 ou 1200mg por dia) enquanto o outro grupo consumia um placebo. Em momentos precisos, as crianças eram convidadas a jogar no computador enquanto os investigadores mediram alguns padrões da atividade cerebral.

Resultado do estudo

Os resultados demonstraram que o nível de DHA nas membranas de glóbulos vermelhos aumentou de 47 para 70 por cento no grupo que consumiu doses pequenas de DHA; enquanto no grupo que consumiu um placebo esses valores tiveram uma quebra de cerca de 11 por cento.

Os investigadores concluíram que consumo de DHA aumentou a atividade no córtex pré-frontal dorsolateral, área do cérebro responsável pela memória.

Alimentos ricos em Ómega 3

alimentos ricos omega 3

Os peixes gordos de origem marinha, como é o caso do salmão mariscos, algas, atum, cavala, arenque, dourada sável, chicharro, congro, sardinha, enguia, óleo de fígado de bacalhau, caranguejo.

Óleo de canola, linho, linhaça, nozes.

Espinafres, espinafres, alho francês, couves de folha verde escura, cogumelos e brócolos.

Nozes e sementes de linhaça e chia.

Vantagens do consumo de Ómega 3

Melhora a capacidade visual

Potencia o desenvolvimento cognitivo

Aumenta a proteção dos ossos

Diminui o nível de gordura no sangue

Qual a dose ideal

A recomendação são 100mg de DHA, por dia, para as crianças entre os 7 e os 24 meses e de 200 mg nas grávidas e lactantes.

Advertisement

AUTOR: Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.

VEJA TAMBÉM:

introducao alimentar papinha salgada

Introdução Alimentar – 7 dicas para introdução alimentar

A introdução alimentar, ou seja, dar papinha salgada e frutas ao bebê é muito importante …