Dicas para Aliviar as Gretas nos Mamilos

Ao ficar grávida, a mulher fica muito feliz afinal ela está gerando uma nova vida e em breve vai chegar em sua casa um bebê para ela educar e cuidar.

Porém, durante o período que a criança é muito pequena é essencial que ela amamente, o que pode causar rachaduras nos seios das mães.

Quais as causas para o surgimento de gretas nos mamilos?

Para muitas mulheres, amamentar seus filhos pode ser doloroso porque os mamilos começam a ficar gretados e aparecem fissuras que doem e podem até sangrar.

A maior causa do aparecimento das gretas nos mamilos no período da amamentação é o fato do bebê não pegar de forma correta o mamilo da mãe, porque na maioria dos casos, o bebê coloca a boca apenas na ponta do mamilo, sendo que o correto é que a boca do bebê envolva toda a auréola do seio.

Dicas para aliviar as gretas nos mamilos

A melhor opção para aliviar as gretas dos mamilos é aplicar após cada amamentação algumas gotas de leite da mãe e deixar o mamilo secar ao ar livre. Outra dica é aplicar na região um creme à base de lanolina purificada

Mulheres com o mamilo gretado a dica é alternar o peito para não deixá-lo muito machucado. Mantenha os mamilos sempre secos. Evite a utilização dos discos de proteção, pois eles mantêm a umidade deixando a ferida ainda mais grave.

Dicas para evitar que os mamilos fiquem gretados

Procure dar de mamar ao seu bebê nos dois seios, assim, o risco de gretar ou rachar os mamilos diminui.

Na hora de mamar faça com que o bebê pegue toda a auréola do seio, não só o mamilo.

Deixe os mamilos sempre secos, para isso, use um pano seco ou mesmo um secador na posição de ar frio.

Ao tomar banho, evite esfregar os seios com esponjas ou escovas, porque essa parte do corpo já é frágil e no período da amamentação quando estão cheios de leite a sensibilidade é ainda maior.

A importância da amamentação

Embora, as mulheres possam sofrer dores e problemas ao amamentar os seus bebês, na realidade elas devem fazer isso, pelo menos, nos seis primeiros meses de vida dos pequenos, pois o leite materno é o melhor alimento para um bebê.

O leite materno aumenta a imunidade do bebê, faz com que os dentes nasçam fortes, deixam as crianças mais seguras e ainda é um momento, onde os dois se tornam ainda mais próximos.

Portanto se está sofrendo com os mamilos gretados por causa da amamentação, siga as dicas acima e não pense em parar de amamentar seu bebê.