Cuidados com os seios na gravidez e depois dela

Ao engravidar, os hormônios mudam tudo na mulher, não só psicologicamente, mas principalmente, fisicamente.

Entre as mudanças mais óbvias estão os seios.

Mudanças nos seios durante a gestação

A gravidez é um momento de mudança para os seios. Nesse período os seios ficam maiores por causa do leite que está sendo produzindo para o bebê que está a caminho.

Seios crescem mais

Para produzir leite e ficar pronto para a amamentação, os seios precisam mudar sua forma normal. O tecido mamário muda com facilidade devido às mudanças hormonais.

Advertisement

Os hormônios são os responsáveis pelas mudanças no corpo da mulher grávida e quando a progesterona e o estrogênio aumentam, a fisiologia dos seios fica diferente.

No período de gestação, quando os níveis de hormônios estão lá no alto, os seios mudam mais do que em qualquer outra época da vida.

Os ductos lactantes necessitam ser ampliados para produzir o leite materno. Caso isso não acontecesse, os seios femininos não iriam poder produzir e nem guardar o leite para amamentar o pequeno.

Advertisement

Seios mais sensíveis

Na gravidez os seios e os mamilos ficam mais sensíveis e os seios ainda ficam mais pesados. Algumas vezes as mudanças nas mamas são rápidas e acontecem logo após a conceção. Já em outras mulheres, as mudanças podem ser mais sutis e com menos visibilidade.

Como cada mulher é diferente, as mudanças no corpo também são diferentes.

Outras mudanças nos seios

Sensibilidade e formigamento, sensação de ardência, alongamento da pele, estrias, veias mais sensíveis. Algumas mulheres podem produzir colostro, nódulos no tecido mamário, dentre outras.

Cuidados com os seios na gravidez e depois dela

Os cuidados com os seios durante a gravidez devem começar logo após a mulher descobrir que está grávida e tem como foco diminuir o desconforto e a dor, por causa do crescimento, prevenir o surgimento de estrias e preparar as mamas para amamentar.

Advertisement

No decorrer da gestação os seios mudam para se prepararem para a amamentação, com isso, eles ficam mais doloridos, grandes e pesados. A auréola fica mais sensível e escura e as veias dos seios ficam mais aparentes.

Durante a gravidez, abuse do hidratante nos seios, isso irá prevenir as estrias. Porém, não passe o produto nos mamilos, pois, essa região deve ficar áspera.

Assim você prevenirá machucados durante a amamentação. Quando for tomar banho, lave o mamilo com uma bucha vegetal com delicadeza.

Evite rachaduras nas mamas no período do aleitamento, aplique pomada de lanolina no mamilo no intervalo de uma mamada para outra.

Advertisement

Para as mulheres que não abrem mão de ingredientes naturais, substitua a pomada pelo mamão. Tomar sol também é muito importante na cicatrização.

Se o bebê pegar o seio corretamente durante a mamada, não só ele vai se alimentar satisfatoriamente, como os seios ficarão mais preservados. A boca do bebê deve pegar toda a papila, se não os machucados e fissuras nas mamas acontecerão.

A limpeza dos seios deve ser feita com água e produtos neutros, nada de usar álcool e também não tome banhos demorados e quentes.

Dicas para ficar com os seios bonitos na gravidez

Exercícios físicos – Para prevenir as estrias e flacidez na gravidez, a mulher deve praticar uma atividade física, pelo menos, três vezes por semana, por meia hora. Mesmo as mulheres sedentárias devem movimentar o corpo.

Advertisement

Caso não pratique um exercício físico, inicie depois do primeiro trimestre de gravidez.

Especialistas indicam natação ou hidroginástica, mas qualquer modalidade pode ser realizada. Porém, os exercícios pesados não são indicados.

Tratamentos estéticos ou massagens – Esses procedimentos não costumam ser indicados durante a gravidez e a amamentação, mas depois desse período, eles podem ser ótimos para as mamas.

Alguns especialistas realizam massagens que ajudam a tonificar o colágeno da pele e as fibras estruturais da glândula mamária.

Advertisement

Cirurgia plástica – Esse procedimento vai depender do incômodo de cada mulher em relação aos seus seios.

Ela tem que conversar e definir com o cirurgião plástico, respeitando as restrições no seu caso.

Muitas mulheres optam por colocar silicone, mas se o único problema for a flacidez, então o médico pode usar seu tecido mamário para fazer a montagem da mama em uma posição mais alta.

Para as mulheres que optarem pela cirurgia plástica. A dica é aguardar no mínimo um ano depois do nascimento do bebê, assim, o pequeno já vai ter sido amamentado.

Advertisement

Como preparar os seios para amamentar

Tomar sol nos mamilos por 15 minutos diariamente

A gestante deve tomar sol até às 10 horas da manhã ou depois das 16 horas, pondo filtro solar nos seios, só não nas aréolas e nos mamilos.

Lavar as aréolas e os mamilos somente com água

As gestantes devem evitar produtos de higiene como sabonetes, porque retiram a hidratação natural dos mamilos, aumentando as rachaduras dos mamilos. Se quiser usar algum produto, prefira os neutros, mas antes fale com o seu médico.

Tomar ar nos mamilos pelo máximo tempo possível

É fundamental para que a pele fique íntegra e saudável, prevenindo infeções de fungos e fissuras.

Portanto cuide dos seios antes, durante e depois da gravidez para ficar sempre linda. Lembre-se de que a saúde é mais importante do que a beleza.

Advertisement

 

Advertisement
Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.