fbpx
quarta-feira , fevereiro 26 2020
Home / Amamentação / Como Secar o Leite Materno
secar leite materno

Como Secar o Leite Materno

O leite materno é segundo a Organização Mundial de Saúde o melhor alimento para o seu bebê e deve ser oferecido em exclusivo nos primeiros 6 meses de vida.

No entanto, por diversas razões, a amamentação tornar-se inviável para as mães e é necessário o desmame. Este é um dos momentos mais difíceis e complicados.

Secar o leite materno é a preocupação de muitas mães. Um processo que pode ser facilitado com algumas dicas.

Secar o Leite Materno

O processo pode acontecer de diferentes maneiras, a forma como o organismo reage varia de mulher para mulher. É importante ter em consideração que em caso de dores, febre, vermelhidão e fissuras é necessário recorrer ao seu médico.

A momento em que a mãe ou até a criança decide fazer o desmame é diferente, secar o leite pode ser um processo natural, mas também pode ser necessário acelerar o processo.

Na maioria dos casos a partir dos seis meses do bebê a produção de leite começa a diminuir, isto acontece porque a criança passa a fazer uma diversificação alimentar e passa a mamar em menos quantidade.

À medida que a criança mama menos, é natural a produção de leite diminuir.

Dicas para Secar o Leite Materno

Apesar de existirem imensas dicas caseiras, para secar o leite materno é importante marcar uma consulta com um profissional.

Se o seu objetivo é secar o leite de forma natural, o primeiro passo é parar com as mamadas. A sucção ajuda estimular a produção do leite.

Compressa Fria

Para aliviar os sintomas utilize compressas de água gelada o para diminuir a produção de leite.

Coloque uma compressa fria por 15 minutos e repita pelo menos 3 vezes ao dia. Não ultrapasse os 15 minutos em cada aplicação.

É importante não colocar o frio diretamente na pele para não provocar uma queimadura, envolva sempre no pano para não ficar diretamente na pele.

Chás para secar o leite

Os chás são há muitos anos excelentes aliados para secar o leite.  São uma forma natural usada pelas nossas avós e mães.

Existem alguns chás que ajudam a acelerar este processo, um dos chás mais utilizados é o chá de menta.

Prepare este chá e tome ao longo do dia, o sabor é bom e é fácil de tomar.

Pode ainda usar outros chás como a sálvia e a hortelã.

Dicas para Aliviar os Sintomas

Durante as primeiras noites, este processo pode ser incómodo e doloroso.

Coloque folhas de repolho frias ou mornas para aliviar as dores.

Use uma faixa sobre os seios para evitar que fiquem cheias de leite, especialmente à noite quando é normal aumentar a produção de leite. Pode usar uma toalha.

Beba menos líquidos durante o dia, a ingestão de líquidos é recomendada para aumentar a produção de leite, o contrário vai diminuir a produção.  Atenção que a água é importante para o seu dia-a-dia, deve reduzir nunca eliminar.

Medicamentos para Secar o Leite

Existem alguns medicamentos que ajudam a secar o leite materno. Como qualquer medicamento apenas deve ser tomado com indicação médica.

Actualizado em:

AUTOR: Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.

VEJA TAMBÉM:

Desmame Natural

Desmame Natural – Sinais que o Bebe está Pronto

Um assunto um pouco polémico e que não reúne consenso. Os especialistas sugerem que o …