Benefícios do Leite Materno

Um dos aspetos mais importantes na fase inicial da vida de um bebé é a alimentação. A amamentação é a forma natural de alimentar um recém-nascido nos seus primeiros meses, mas nem sempre é utilizada pelas mães. Neste artigo poderá conhecer as vantagens da amamentação, e os benefícios que o leite materno tem para o bebé.

Diminuição do stress

O contacto do bebé com a mãe quando amamenta ajuda a diminuir o stress da criança. Dessa forma, o bebé sente-se mais calmo e seguro, o que resulta em menor ansiedade e choro.

Fortalecimento do sistema imunitário

O leite materno contém na sua composição células e substâncias que ajudam a proteger o bebé enquanto não tiver o seu sistema imunitário mais desenvolvido. Dessa forma, os bebés que amamentam ficam mais protegidos contra infeções.

Intestinos mais saudáveis

O leite materno, ao contrário do leite da vaca, tem apenas substâncias adequadas ao bebé. Assim, enquanto que no leite materno todas as enzimas são conhecidas pelo organismo da criança, já o leite de vaca contém outras substâncias estranhas que podem causar problemas relacionados com deficiências de ferro ou alergias nos intestinos.

Além disso, as proteínas do leite materno são mais facilmente digeríveis que as proteínas do leite de vaca. Estas, por fermentarem mais que as proteínas do leite materno, criam mais gases, originando por isso cólicas no bebé.

leite-materno

Menor risco de alergias e outras doenças

Estudos mostram que as crianças que são amamentadas com leite materno têm menor risco de desenvolver alergias e doenças respiratórias que as que bebem leite de vaca. As razões são várias, mas o motivo principal deve-se ao facto do leite materno conter apenas substâncias próprias e já conhecidas pelo organismo do bebé.

A proteína do leite da vaca pode originar uma reação alérgica no corpo da criança, como por exemplo bronquite asmática, dermatite, rinite, amigdalite ou sinusite. Há também questões relacionadas com a presença de nutrientes em excesso no leite de vaca, que favorece o aparecimento de doenças do futuro, como diabetes, obesidade ou hipertensão, entre outras.

Desenvolvimento mental

Há também estudos que revelam que as crianças amamentadas desenvolvem mais depressa o seu cérebro. Isto ocorre sobretudo pelo facto da gordura do leite materno, ao contrário do leite de vaca, ser essencialmente composta por ácidos graxos polinsaturados. Ora, estas gorduras saudáveis são responsáveis pela formação das células nervosas, além de favorecem as sinapses nervosas.

Fala e dentição

Devido ao ato de sugar o leite, os músculos onde vão crescer os dentes ficam mais fortes, criando assim as condições para uma dentição saudável, e para uma aprendizagem da fala mais rápida e correta.

Compartilhar ;)

Benefícios do Leite Materno