Alimentos que não deve comer na gravidez

A gravidez é uma altura da vida de uma mulher, onde além de pensar na sua saúde, tem também de pensar na saúde da vida que está a crescer dentro dela.

Apesar de existir ainda muito a ideia de que durante a gravidez se pode comer à vontade, a verdade é que há cuidados importantes que a gestante deve ter, pela sua saúde e pela saúde do seu bebé.

Neste artigo pode conhecer aquilo que não deve comer na gravidez.

Alimentos que não deve comer na gravidez

gravidez-o-que-nao-comer

Há certos alimentos que contêm substâncias prejudiciais que podem chegar ao bebé, através do sangue da mãe. Se numa pessoa adulta essas substâncias não têm efeitos graves, já num feto a crescer e a desenvolver-se, elas podem prejudicar esse desenvolvimento. Conheça os alimentos que não deve comer se for grávida.

Peixe cru
O peixe cru pode trazer-lhe problemas como a hepatite A, salmonela e listeria, tendo estas doenças consequências negativas para o feto em desenvolvimento dentro do seu útero. Deve também afastar-se do marisco.

Alimentos mal lavados
Os alimentos frescos podem conter bactérias, e se não forem bem lavados, podem levar a doenças que afetarão gravemente o desenvolvimento do bebé. Por exemplo, a toxoplasmose é contraído normalmente a partir de saladas com alimentos mal lavados.

Leite não pasteurizado
O leite não pasteurizado, bem como todos os laticínios que não façam a pasteurização, devem ser evitados durante a gravidez, já que podem ter bactérias, que desta forma, entrarão no seu organismo, podendo causar infeções e prejudicar o desenvolvimento do bebé.

Ovos Crus
Os ovos crus, ou todos os alimentos feitos com ovos crus, devem ser colocados de parte durante a gestação, para evitar o risco de contrair salmonelas. Assim, maioneses, doces confecionados com ovos crus, ovos escalfados, entre outros, devem ser afastados durante este período.

Enchidos
Os enchidos, bem como carnes cruas e fumadas, devem ser evitadas a todo o custo durante esta fase da sua vida, pois podem trazer complicações ao desenvolvimento do bebé. Por exemplo, a carne de vaca crua pode, em certos casos, levar a partos prematuros, abortos ou mal formação fetal.

Álcool e café
Tanto o álcool, como o café, contêm substâncias que podem prejudicar a formação dos órgãos do bebé. Não se esqueça que a cafeína não se encontra apenas no café, devendo evitar outras bebidas ou alimentos que contenham esta substância.