Alimentos que Causam Alergia em Grávidas

A alimentação é um dos cuidados mais importantes que uma gestante deve ter durante a gravidez. Uma dieta saudável e equilibrada, além de fornecer todos os nutrientes necessários para a saúde da futura mãe, é essencial para o correto desenvolvimento do bebé que está dentro da sua barriga.

No entanto, os cuidados com a alimentação não se resumem ao fornecimentos dos necessários nutrientes. Há alimentos que devem ser evitados, seja porque contêm substâncias potencialmente perigosas para o feto, seja porque podem causar alergias às gestantes. Confira de seguida alimentos que causam alergias em grávidas.

Alimentos que podem causar alergias em grávidas

Durante a gestação, a mulher sofre de grandes alterações hormonais, que por sua vez, provocam várias mudanças no organismo. Uma delas está relacionada com reações exageradas do sistema imunitário à presença de algumas substâncias, normalmente toleradas.

É por isso muito frequente surgirem alergias durante a gravidez a alimentos que geralmente não provocam qualquer reação anómala.

Isto está sobretudo relacionado com alterações estomacais, provocadas pelo desequilíbrio hormonal, que assim deixa esse órgão mais sensível a determinados alimentos.Confira de seguida quais os alimentos que podem causar alergias em grávidas.

Assim, os alimentos que podem causar alergias em gestantes são:

– Aditivos alimentares, como alguns conservantes, corantes e outros, podem ser causa de alergias alimentares durante a gravidez.
– Leite, já que algumas pessoas têm alergias à proteína do leite, o que em caso de gravidez, pode aumentar a probabilidade de ocorrência de uma reação alérgica.
– O ovo, quando mal cozido ou cru, pode revelar-se um problema sério, tanto para a mãe, como para o bebé, pois uma das proteínas presentes, a albumina, pode transportar bactérias.
– Os frutos do mar e peixe cru (especialmente atum, salmão e linguado), sobretudo em alimentos mal conservados, devido à alta concentração de substâncias intoxicantes.

Estes são os principais alimentos que podem causar alergias em grávidas, o que não significa que ocorram em todas as mulheres.

Para evitar estas alergias alimentares durante a gravidez, é importante deixar estes alimentos de lado nesta fase da sua vida, prevenindo assim problemas para si e para o seu bebé.

Compartilhar ;)

Alimentos que Causam Alergia em Grávidas