Colesterol alto em crianças: saiba por que acontece e como melhorá-lo

Se ter colesterol alto é motivo grande preocupação para adultos, imagine quando acontece nas crianças. De fato, colesterol alto em crianças é um problema que necessita de atenção médica imediata, já que pode colocar a saúde delas em risco não só na infância, mas durante toda a vida adulta.

Um dos principais fatores de risco para que o desenvolvimento do colesterol alto em crianças é a obesidade infantil.

De acordo com pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, 12,9% das crianças brasileiras com idade de 5 a 9 anos são obesas, o que é um número preocupante, considerando que não é complicado tomar os devidos cuidados para evitar a doença, mas para isso, é preciso educar os pais em primeiro lugar.

O que é o colesterol alto em crianças?

O colesterol alto é caracterizado pela desproporção nos níveis de colesterol no organismo. A verdade é que o colesterol em si não é um vilão. Ele é uma gordura necessária para diversas funções vitais. O problema está quando os níveis do chamado colesterol ruim (LDL) estão mais altos do que os níveis do colesterol bom (LDL).

Quando ocorre essa disparidade de níveis e o colesterol ruim fica mais alto, ele vai se acumulando na parte interna das paredes das artérias. Quanto pior for a alimentação da criança, mais colesterol ruim ela irá acumular.

CONTINUAR A LER