Como se alimentar bem durante a gravidez é uma dúvida comum entre todas as futuras mães, que acabam sentindo mais fome durante a gestação e acreditam na crença que estão se alimentando por dois, porém, durante a gestação é importante ficar atenta à qualidade do que come e não a quantidade.
A gravidez é uma fase especial na vida de toda mulher, mas exige certos cuidados com a alimentação.
A alimentação é tanto para o bebê crescer forte e saudável como para a mãe não ganhar muito peso e acabar tendo dificuldade para perder os quilinhos extras.
As gestantes devem comer a cada 3 horas pequenas porções e alimentos ricos em vitaminas, fibras e minerais.
Alguns alimentos que devem fazer parte da dieta das grávidas são: leite e seus derivados desnatados, arroz e outros alimentos integrais, verduras, legumes, frutas, carne vermelha e branca, procurando evitar peixes das águas profundas, frituras, alimentos muito gordurosos, açucarados ou condimentados como linguiça, bacon, bolachas doces e salsicha.
Nessa época não é recomendado passar fome, sendo assim, é indicado ter sempre um lanche saudável a mão.
Principalmente na hora de sair de casa, podendo ser: bolachas sem recheio, frutas variadas, torradas ou pães integrais, iogurte desnatado, amendoins ou castanhas sem adição de sal, entre outros.
Comer salada antes do almoço e do jantar ajuda a comer menos e evita o aumento da glicemia após as refeições.
As saladas devem ser bem coloridas e precisam trazer vegetais verdes escuros como o couve que é rico em ácido fólico, substância muito importante na gravidez.
As verduras e os legumes devem ser bem higienizados, já que, são consumidos crus. É importante evitar comer saladas fora de casa.
Os doces são os principais responsáveis pelo aumento de peso nas grávidas.
Quando a vontade de comer doce surgir a melhor opção é recorrer às frutas mais adocicadas, caso a vontade não passe vale comer cerca de 2 quadradinhos de chocolate preto, mas isso deve ser raramente.
É obrigatório durante a gravidez se hidratar bem, aumentando a ingestão de líquidos para 2,5 á 3 litros de água por dia.
A água ajuda a diminuir a retenção de líquidos, melhorar a circulação e evitar a prisão de ventre, pode também tomar sucos de frutas frescas, mas evitar os chás, pois, muitos deles fazem mal as grávidas e ao bebê, sendo que, alguns até são considerados abortivos.