Dicas de alimentação para grávidas- Dicas simples e fáceis

Durante a gravidez é normal a grávida aumentar de tamanho, mas a ideia de comer por dois está completamente errada, a grávida deve fazer uma alimentação equilibrada e saudável, até porque perder o peso ganho durante a gravidez não é tarefa fácil.

É importante comer bem durante a gravides, a grávida deve fazer 6 a 8 pequenas refeições por dia.

O apetite da grávida varia ao longo da gestação, é normal, sentir picos de fome e ter vontade de atacar a geladeira, nestas alturas opte por alimentos saudáveis, ricos em vitaminas e que saciam por mais tempo, evite comer doces e salgados.

Dicas de alimentação para grávidas

Opte por alimentação variada e equilibrada rica em frutas e legumes. Os legumes e as frutas devem ser bem higienizadas.

Prefira os alimentos assados, grelhados ou cozidos. Evite os alimentos frios, para além de serem mais calóricos agravam algumas problemas comuns na gravidez como a a azia.

Evite os alimentos salgados e os alimentos enlatados. Estes alimentos são processados e, na maioria das vezes, são ricos em sódio que podem causar a retenção de líquidos e o inchaço.

Tempere os alimentos com ervas para evitar o sal, sal em excesso pode provocar retenção de líquidos, inchaço e hipertensão.

Evite os doces, mas se sentir desejo de comer um, de vez em quando não faz mal, desde que o faça com moderação.

Dê preferência às carnes magras como frango, coelho e peru, cozinhe sem pele e sem gorduras. Os peixes também devem fazer parte do seu cardápio diário.

Todas as grávidas, mesmo as imunes à toxoplasmose, devem evitar comer carne malpassada ou crua, ovos crus e alimentos que levem ovos crus na sua coinfecção e peixe cru.

Pode comer um pouco de tudo, mas com moderação. O ideal é fazer uma alimentação equilibrada e saudável, no entanto, pode comer um miminho de vez em quando, desde que não seja todos os dias.

 

Deve beber muita água ao longo do dia, a água é fundamental para evitar alguns problemas como infecções urinárias, dores de cabeça, problemas de tensão arterial.

 

Evite bebidas alcoólicas, o álcool entra directamente na sua corrente sanguínea e pode afetar o normal crescimento do feto.

 

Se durante a gravidez surgir algum problema como diabete gestacional, pré-eclâmpsia ou anemia o médico deve encaminhar a grávida para consultas com um nutricionista ou um endocrinologista, as mamãs com restrições alimentares como as vegetarianas ou outras complicações alimentares também devem ser acompanhadas e aconselhadas pelo médico.

Advertisement
Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.