Sinais que está no período fértil

sinais que esta no periodo fertil

A grande maioria das mulheres sonha em ter filhos, porém algumas têm mais facilidade do que outras, isso pode ocorrer por vários motivos, sendo que o principal é que algumas sabem exatamente qual o seu período fértil para engravidar e outras não.

Conteúdos
  1. Como funciona o Ciclo menstrual
  2. Órgão reprodutor feminino
  3. Sinais do Período fértil para engravidar

Como funciona o Ciclo menstrual

O ciclo menstrual é o processo natural que acontece todos os meses com as mulheres.

Todo ciclo em que uma ovulação acontece, começa e termina na menstruação.

A menstruação é a prova que a mulher ovulou, mas seu óvulo não foi fecundado.

O ciclo menstrual inicia no primeiro dia da menstruação e dura em média 28 dias, terminando no primeiro dia da menstruação do próximo mês.

Algumas mulheres têm períodos mais longos e outras, períodos mais curtos.

As mulheres possuem um número de óvulos. São por volta de 450.000 e eles ficam guardados nos ovários e é liberado, na grande maioria das vezes, um óvulo por ciclo menstrual.

Órgão reprodutor feminino

O órgão reprodutor feminino é composto por dois ovários, duas trompas, um útero e uma vagina. O órgão reprodutor das mulheres funciona da seguinte forma:

1 – Durante os primeiros dias do ciclo menstrual, o cérebro da mulher produz um hormônio chamado FSH que faz com que os óvulos amadureçam, e eles começam a produzir o hormônio estrogênio.

2 – Enquanto os óvulos amadurecem, o estrogênio age dentro do útero, fazendo com que a sua parede, que se chama endométrio, cresça e se transforme em um local indicado para que um óvulo seja implantado, caso esteja fecundado.

3 – 14 dias antes da próxima menstruação, a hipófise lança na corrente sanguínea um outro hormônio, chamado LH, que dentro de 36 horas provocará a ovulação.

4 – Quando ocorre a ovulação, a mulher lança seu óvulo em direção as trompas e o ovário começa a produzir outro hormônio, a progesterona, que tem como função manter o útero rico em nutrientes e a circulação do sangue, à espera do feto.

5 – Caso o óvulo não seja fecundado, ele se degenera e a concentração de todos os hormônios começa a cair. Sem os hormônios, a parede grossa do útero não tem como se manter e desaba, por isso ocorre a menstruação.

Sinais do Período fértil para engravidar

A menstruação acontece sempre 14 dias depois da ovulação. Não tem como saber quando uma mulher vai ovular, mas é possível saber quando ela ovulou.

Para saber quando é o período fértil para engravidar, a mulher precisa contar 14 dias antes da menstruação, por exemplo, se a mulher menstruou no dia 20 do mês, seu período fértil foi no dia 6 do mesmo mês.

Secreção vaginal transparente

Aparecimento de espinhas

Ligeiro aumento da temperatura

Aumento da libido e do apetite

Dor no baixo ventre

Irritação e instabilidade emocional