Que exames se devem fazer antes de engravidar

Engravidar é um passo muito importante na vida da mulher e também do seu parceiro, pois é uma nova vida que vai chegar e eles serão os responsáveis por ela. Uma mulher deve passar por diversos exames para saber se pode engravidar normalmente e se está saudável.

O primeiro passo para a mulher que quer engravidar, é procurar um médico, esse profissional avaliará se você tem algum problema de saúde, como lúpus, diabetes, depressão ou hipertensão. Ele também fará perguntas sobre seu estilo de vida e alimentação.

O médico também vai perguntar sobre o método anticoncepcional que a futura mãe está usando e se ela já teve algum problema no seu sistema reprodutor, se já sofreu algum aborto e muitas outras coisas.

5 Exames Que Devem Ser Feitos Antes de Engravidar

Papanicolau – Os exames ginecológicos, como o papanicolau devem ser feitos antes de engravidar, pois eles descobrirão algum possível problema no útero e em toda a região reprodutora. Depois do papanicolau, o médico poderá pedir outros exames ginecológicos, como o exame para detectar a presença da bactéria clamídia, que na maioria das vezes , não apresenta sintomas, porém é prejudicial a fertilidade e a gravidez.

Urina – É muito importante também fazer um exame de urina para descobrir alguma possível infecção urinária, pois esse tipo de infecção pode causar abortos espontâneos e os bebês podem nascer prematuros.

Sangue – O hemograma completo é um dos exames que toda mulher deve fazer antes de engravidar. Esse exame de sangue é muito importante para detectar a anemia ou qualquer outro problema no sangue. O médico também pode pedir exames específicos para detectar genes para doenças diversas, como a anemia falciforme, talassemia e Tay-Sachs.

Pressão arterial – O exame para detectar problemas com a pressão arterial é essencial para evitar problemas na gravidez, porque mulheres com pressão alta podem apresentar problemas com o desenvolvimento do bebê.

Além desses exames, as mulheres que querem engravidar devem tomar as vacinas necessárias para evitar o aborto e outros problemas com o feto. As futuras mães também precisam começar a tomar o suplemento de ácido fólico, pelo menos, um mês antes de engravidar. O ácido fólico é muito importante para que o desenvolvimento do cérebro do bebê seja normal.

As mulheres que querem engravidar devem tomar no mínimo 400 mcg de ácido fólico por dia. É um comprimido que precisa ser tomado todos os dias.

Portanto, se está pensando em engravidar, procure um médico e faça todos os exames listados acima e siga todos os passos, pois somente assim poderá ter uma gravidez saudável e feliz.