fbpx
quarta-feira , abril 8 2020
Home / Gravidez / Ácido Fólico na Gravidez
acido folico gravidez

Ácido Fólico na Gravidez

Ao ficar grávida, a mulher precisa visitar um médico todos os meses para ver como está indo o desenvolvimento do bebê e se ele tem algum problema de saúde.

Em uma gravidez, as mulheres precisam estar saudáveis e muito fortes para evitar qualquer problema com seus filhos, e entre as indicações mais importantes do médico está a ingestão de ácido fólico.

Devo Tomar Ácido fólico na gravidez ?

Tomar ácido fólico na gravidez é essencial para evitar que o bebê nasça com malformação no cérebro ou na medula espinhal, como anencefalia e espinha bífida, essa vitamina também pode evitar problemas na gravidez, como parto prematuro e pré-eclâmpsia.

Muitos obstetras recomendam começar a tomar o ácido fólico antes de engravidar, porque diversas mulheres têm carência dessa vitamina, por isso é muito importante começar a ingerir a vitamina antes da gravidez.

As mulheres têm carência de ácido fólico por causa da alimentação, pois muitas vezes os alimentos não são suficientes para oferecer as quantidades necessárias dessa vitamina na gravidez, por isso, as gestantes devem tomar suplementos multivitamínicos como o Femme Fólico e o DTN-Fol , que possuem, no mínimo 400 a 600 mcg de ácido fólico por dia de consumo.

Quando começar a tomar o ácido fólico?

O mais indicado é começar a tomar o ácido fólico, no mínimo, um mês antes de engravidar, porque a formação do cérebro e da medula espinhal do feto inicia nas primeiras três semanas de gestação, tempo que em geral, a mulher não sabe que está grávida.

O Ministério da Saúde recomenda que todas as mulheres em idade fértil entre os 14 e 35 anos, tomem essa vitamina para evitar futuros problemas em uma gravidez não planejada.

Até quanto tempo é necessário tomar ácido fólico ?

O suplemento de ácido fólico deve ser mantido durante toda a gravidez, ou de acordo com a prescrição do médico que está acompanhando a gravidez. É recomendado que durante a gestação a mulher consuma 600 mcg de ácido fólico por dia.

Alimentos ricos em ácido fólico

As mulheres que querem ingerir o ácido fólico através da alimentação, os alimentos ricos nessa vitamina, são: boi cozido, peru, fígado de galinha, levedo de cerveja, feijão preto cozido, espinafre cozido, macarrão cozido, ovo, ervilhas e lentilhas.

Esses alimentos ajudam a garantir as quantidades suficientes de ácido fólico para o corpo, sendo importante dizer que essa vitamina também é essencial para os homens.

Portanto, se é uma mulher que está pensando em engravidar, invista nos alimentos ricos em ácido fólico ou vá a um médico e comece a tomar suplementos dessa vitamina, com isso evitará que seu bebê nasça com problema no cérebro ou na medula, pois o ácido fólico é o grande responsável pela saúde dos bebês durante a sua formação.

Actualizado em:

AUTOR: Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.

VEJA TAMBÉM:

dicas gravidez tranquila

Dicas para ter uma gravidez tranquila

A gravidez é um período de 40 semanas repleto de dúvidas e preocupações, que resulta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *