Como Usar a Tabelinha para Engravidar

Se está a pensar engravidar, então a melhor altura para tentar é durante o período fértil. A tabelinha para engravidar é um método que lhe permitirá saber quando é o seu período fértil, aumentando assim as chances de conseguir ficar grávida.

Este é o período de tempo em que as probabilidades de engravidar são maiores, pois é nessa altura que o óvulo se encontra em posição de ser fecundado.

Caso saiba o seu período fértil, as hipóteses de conseguir engravidar mais depressa são maiores.

Saiba mais sobre a tabelinha para engravidar, e ainda, como a usar.

Como é a Tabela para Engravidar

A tabelinha não é um método infalível. Há sempre vários fatores a ter em conta. C

ontudo, as suas previsões funcionam melhor quanto mais regular com o ciclo menstrual.

Se este não tiver grandes variações de mês para mês, sempre com 27, 28 ou 29 dias, as possibilidades da tabelinha lhe indicar o período fértil correto são muito grandes.

Já se o seu ciclo menstrual for muito variável e irregular, então as dificuldades em usar a tabelinha para engravidar são muito maiores, pois a margem de erro é bastante grande.

Se você tem um ciclo menstrual muito irregular, então o ideal é fazer um teste de ovulação da farmácia.

Como usar a tabelinha para engravidar

Para usar esta tabelinha, tem apenas de anotar os dias da sua menstruação, que depois utilizará para perder qual o seu período fértil.

Se tiver um ciclo menstrual regular, de 28 dias, deverá então marcar no seu calendário o primeiro dia da menstruação. A partir daí, contar 14 dias. O dia resultante será aquele onde as probabilidades de engravidar são maiores.

Contudo, existem muitos fatores que podem fazer esse dia variar. Logo, deve-se considerar os dois dias anteriores e os dois dias posteriores, resultando num total de 5 dias, que será o seu período fértil.

Por exemplo, se a menstruação surgiu dia 3, deverá contar 14 dias a partir daí.

Assim, o dia mais fértil deverá ser dia 17, prolongando-se o período fértil de dia 15 a dia 19.

Depois de saber o seu período fértil, deverá então ter relações sexuais em todos esses dias, ou várias vezes durante esse período de tempo, para conseguir engravidar.

Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e Neonatal Grupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria. APAE-SP Capacitação Profissional do teste do Pezinho SBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.