Como Salvar Um Bebê Que Está Sufocando

As pessoas que querem aprender como salvar um bebê em caso de sufocamento ou engasgo, basta prestar atenção nas informações abaixo.

Ter um bebê em casa é motivo de muita alegria e felicidade, mas também é sinonimo de preocupação constante, pois esse ser pequeno não sabe o que faz e não tem como se cuidar sozinho, por isso, todo cuidado é pouco.

Uma das maiores preocupações da mãe, do pai e de toda a família é que o bebê se engasgue ou sufoque com alguma coisa, porque isso pode levá-lo a morte.

Como salvar um bebê que está sufocando ?

Bebês e crianças pequenas podem se engasgar com objetos que elas colocam na boca ou até mesmo com a alimentação normal.

É essencial aprender a identificar essas situações e tomar as providências corretas.

A situação se torna mais grave quando o bebê ou criança não consegue tossir, chorar ou falar, porque isso indica que as vias aéreas estão fechadas e é preciso ajudar o pequeno a respirar.

Não tente tirar o objeto com as mãos somente se conseguir vê-lo ao abrir a boca do bebê ou da criança, pois corre o risco de empurrar o objeto ainda mais e piorar o quadro.

Para salvar um bebê que está sufocando, o primeiro passo é pedir para alguém chamar uma ambulância, ou levar o bebê para o hospital de carro ou táxi.

Enquanto espera o socorro chegar, faça o seguinte:

1 – Segure o bebê inclinado para frente, dê no máximo 5 palmadas nas costas dele com a mão aberta. A posição da cabeça levemente inclinada para frente ajuda no processo de desengasgo e evita que a criança broncoaspire caso o bebê vomite durante as manobras.

2 – Vire o bebê de barriga para baixo, segure firmemente entre suas mãos e braços e faça duas compressões torácicas.  A compressão é similar à da técnica de reanimação cardiopulmonar: Aperte o centro do peito com 2 dedos o indicador e o médio, logo abaixo da linha entre os mamilos.

3 – Verifique se o bebê vomitou ou expeliu o objeto que provocou o engasgo. Se não aconteceu nada, repita a operação.

4 – Assim que o bebê desengasgar, a primeira coisa que ele vai fazer é chorar.

Respiração boca a boca em bebês

Especialistas dizem que no caso de sufocamento ou engasgo jamais se deve fazer respiração boca a boca no bebê, porque ao soprar dentro da boca da criança pode empurrar ainda mais o objeto que está na garganta dele ou piorar o quadro de sufocamento.

Portanto, se um bebê se engasgar ou ficar sufocado, chame uma ambulância e siga os passos acima, com isso, poderá salvar a vida dele.

Advertisement
Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e Neonatal Grupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria. APAE-SP Capacitação Profissional do teste do Pezinho SBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.