Vacinas em gestantes

A vacinação é fundamental para o bem-estar e a saúde da grávida e do bebé. Através da vacinação, o corpo da gestante está protegido contra as infeções mais frequentes e perigosas, prevenindo assim problemas de saúde que poderiam ser muito graves para o bebé, mas também para a mãe.

A futura mãe, ao ser vacinada, irá produzir anticorpos contra essas doenças.

Assim, se alguma infeção ocorrer, o organismo já estará preparado para se defender e eliminar essa infeção.

Esses anticorpos passam para o bebé durante a gestação, mas também depois, durante a amamentação. Dessa forma, o bebé estará protegido contra essas doenças durante a gravidez, mas também nos primeiros meses de vida.

É portanto fundamental que a gestante respeite a vacinação proposta pelo sistema de saúde, de forma a prevenir problemas para si e para o seu filho.

O momento ideal para a imunização é antes de engravidar, mas caso isso não ocorra, algumas vacinas devem ser tomadas durante a gravidez, e outras após o parto.

Confira aqui as vacinas que devem ser tomadas durante a gravidez, as que não podem ser tomadas durante este período, e ainda, as vacinas que deve receber após o nascimento.

vacina-gestante

Vacinas recomendadas para grávidas

Existem três vacinas que são recomendadas para grávidas, pelos riscos que uma possível infeção acarretaria para o bebé. Assim, as vacinas para gestantes são as seguintes:

– Hepatite B;
– Influenza;
– Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa) ou dupla do tipo adulto (dT).

Vacinas recomendadas para grávidas em situações específicas

Existem algumas doenças em que o risco de contração não é o mesmo em todas as gestantes. Assim, nalguns casos específicos, o seu médico pode pedir que se imunize contra determinadas doenças. As vacinas que podem ser recomendadas em casos mais específicos são:

– Meningocócica conjugada;
– Hepatite A.

Vacinas proibidas para as grávidas

Há algumas vacinas que, apesar de serem compostas por quantidades pequenas de micróbios enfraquecidos, podem ainda assim ter algum risco de contágio do bebé. Como tal, estas vacinas são proibidas para as grávidas. Nestas vacinas incluem-se a Febre Amarela, Varicela, Tríplice Viral e HPV.

Vacinas recomendadas no pós-parto

Como referimos em cima, os anticorpos podem se transferir entre a mãe e o bebé através da amamentação. Dessa forma, é muito importante a mãe ser imunizada após o parto, de forma a proteger o bebé. As vacinas que deve tomar nesta altura são as seguintes:

– Influenza (apenas se não tiver sido tomada durante a gravidez);
– Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa) ou dupla do tipo adulto (dT) (apenas se não tiver sido tomada durante a gravidez);
– Hepatite B (apenas se não tiver sido tomada durante a gravidez);
– Tríplice Viral;
– Varicela;
– Hepatite A;
– HPV;
– Meningocócica conjugada.

Compartilhar ;)

Vacinas em gestantes