Sono dos Bebés

Os primeiros meses de vida do bebê são sempre os mais complicados, por causa do sono, pois, o bebê dorme e acorda várias vezes durante o dia e também à noite, impedindo que os pais também descansem bem.

Os bebês acordam muitas vezes por dois motivos principais, que são a fome e a necessidade de trocar as fraldas, as sonecas duram de 2 a 5 horas, caso o bebê tenha mudanças repentinas de sono pode indicar alguma doença.

Como o bebê deve dormir?

Especialistas recomendam que os pequenos devam dormir sempre deitados com a barriga para cima e nunca de bruços, isso evita as chances de SMSI (Síndrome da Morte Súbita Infantil) que diminuiu muito nos últimos anos. A cabeça do bebê deve ficar de lado para que não ocorra risco de regurgitar ou engasgar.

O bebê deve dormir em um berço seguro com um colchão firme, o espaço entre o berço e o colchão não pode ultrapassar 3 centímetros, ele que deve ser posicionado longe da corrente de ar, luminárias, móveis que possam ser usados como apoio para sair do berço, janelas e enfeites de parede. No berço não pode ser colocado travesseiros, bichinhos de pelúcia, brinquedos e cobertores fofos, evite também usar nos bebês colares, cornetinhas ou qualquer outra coisa que possa ocasionar acidentes como engasgo ou asfixia.

Diferença do dia e noite

É Importante o bebê saber quando está de dia e de noite, pois, assim poderá ter uma soneca mais longa à noite, para isso, quando ele acordar durante o dia mantenha a claridade, já a noite deixe apenas uma luz noturna, e na hora de trocar as fraldas ou amamentar faça de uma forma mais tranquila e evitando também interagir com a criança, brincando ou conversando com ela.

Hora do sono

É fundamental criar uma rotina para o bebê se sentir seguro e ter uma noção que é a hora de dormir. Bocejar, ficar irritado, esfregar os olhos e chorar são muitas vezes sinais que chegou à hora do sono. Certos rituais ajudam o bebê a reconhecer o momento da soneca, como um banho morno, uma massagem suave e até mesmo um ambiente tranquilo contribui para um sono mais longo e tranquilo.

Tenha ajuda

Os primeiros meses do bebê são bem difíceis, por isso, é importante a mãe ter a ajuda do pai, avó ou uma tia da criança. A mamãe precisa também descansar e evitar fazer muitas atividades durante o sono do bebê, já que, vai precisar de muita disposição e calma para passar bem essa primeira fase do filho.

Número de horas que o bebé deve dormir

  • Recém-nascido 16 a 20 horas por dia
  • Três semanas 16 a 18 horas por dia
  • Seis semanas 15 a 16 horas por dia
  • 4 meses 9 a 12 horas por dia
  • Seis meses 11 horas por dia
  • -Nove meses 11  horas por dia
  • 1 ano 10 a 11 horas por dia
  • 18 meses 13 horas por dia
  • Dois anos  12 horas por dia
  • Três anos 10 horas por dia

Os valores referem- se ao período da noite, pode acrescentar uma ou duas sestas de 2 horas horas durante o dia.