Sintomas de Ovulação

Muita gente não sabe, mas o corpo feminino apresenta alguns sintomas quando está no período de ovulação. Antes, durante e depois da ovulação, a mulher pode perceber algumas mudanças em seu organismo e com a ajuda desses sintomas biológicos é possível saber o momento certo para engravidar.

Os primeiros sintomas da ovulação surgem quando os folículos, que são uma espécie de cápsula que abriga os óvulos até que estejam amadurecidos começam a se formar.

A partir desse momento o período fértil feminino está prestes a começar.

Quais os Sintomas da Ovulação ?

Secreção vaginal – A secreção vaginal é o primeiro sintoma de que o período da ovulação está chegando. Esse sinal aparece quando os folículos começam a se formar. Nesse período a cápsula libera um hormônio chamado estradiol, que é o responsável por essa secreção.

Essa secreção vaginal é um método de lubrificação para ajudar a entrada dos espermatozoides na vagina. Quando começa a preparação para o período fértil, a mulher vai perceber esse líquido na vagina que parece clara de ovo crua.

Temperatura – Durante o período fértil, a temperatura do corpo feminino sofre uma leve alteração. Se a temperatura for medida da forma correta, esse aumento de temperatura pode ser percebido e tido como mais um sintoma de ovulação.

Para descobrir o momento correto da ovulação, a mulher assim que entra no período fértil, precisa medir diariamente sua temperatura. A medição tem que ser feita logo que a mulher acordar. O indicado é que a mulher faça a medição antes de levantar da cama.

Aumento da libido e do apetite – O hormônio progesterona só é produzido durante a ovulação, ele aumenta a temperatura do corpo, o desejo sexual e o apetite. Quando isso acontece, o organismo já está ovulando, pois a progesterona só é liberada quando os óvulos amadureceram e já saíram do lugar e estão prontos para serem fecundados.

Dor pélvica – Durante a ovulação, as mulheres podem sentir uma dor pélvica, esse desconforto é indicação certa de que a mulher está ovulando.

Fim do período fértil – Depois que a mulher ovula, o organismo apresenta altos níveis de progesterona até o dia da menstruação. Como o hormônio vai aumentando surgem vários sintomas, como: sensibilidade emocional, irritação, aumento de apetite e desejo sexual elevado.

Se os sintomas continuarem e a mulher não menstruar é sinal de que ela conseguiu engravidar.

Portanto, esses são os sintomas de que a mulher está ovulando, então se está pensando em engravidar, preste atenção nos sinais do seu corpo para saber o período exato de tentar uma gravidez. Toda mulher em idade fértil passa pelo período de ovulação todos os meses.

Compartilhar ;)

Sintomas de Ovulação