Rotavírus

O rotavírus é o vírus responsável pela rotavirose, uma doença caracterizada por diarreia aguda. Este vírus é uma das principais causas de diarreia grave em todo o mundo em crianças de tenra idade, com menos de cinco anos, sendo por isso comum em locais com muitas crianças, como berçários, creches, infantários e escolas.

Além de crianças, o rotavírus pode também atacar jovens e adultos. Neste artigo iremos apresentar quais as formas de transmissão deste vírus, os sintomas manifestados, e ainda, como tratar a rotavirose e prevenir o seu aparecimento.

Transmissão do rotavírus

O rotavírus é transmitido através da via fecal-oral e respiratória. Como este vírus é excretado do organismo através das fezes, se não existirem as condições de higiene necessárias, elas podem contaminar alimentos e água, sendo assim transmitido a outras pessoas.

rotavirusvaccine

Sintomas

Os sintomas que normalmente se manifestam numa infeção por rotavírus caracterizam-se por diarreia aguda, vómitos e náuseas, febre alta, dores na zona do abdómen e um mal-estar geral. Devido à diarreia aguda, a rotavirose pode facilmente causar desidratação, especialmente em crianças mais novas.

Continuar a Ler...

Compartilhar ;)

Rotavírus