Rotavírus

O rotavírus é o vírus responsável pela rotavirose, uma doença caracterizada por diarreia aguda. Este vírus é uma das principais causas de diarreia grave em todo o mundo em crianças de tenra idade, com menos de cinco anos, sendo por isso comum em locais com muitas crianças, como berçários, creches, infantários e escolas.

Além de crianças, o rotavírus pode também atacar jovens e adultos. Neste artigo iremos apresentar quais as formas de transmissão deste vírus, os sintomas manifestados, e ainda, como tratar a rotavirose e prevenir o seu aparecimento.

Transmissão do rotavírus

O rotavírus é transmitido através da via fecal-oral e respiratória. Como este vírus é excretado do organismo através das fezes, se não existirem as condições de higiene necessárias, elas podem contaminar alimentos e água, sendo assim transmitido a outras pessoas.

rotavirusvaccine

Sintomas

Os sintomas que normalmente se manifestam numa infeção por rotavírus caracterizam-se por diarreia aguda, vómitos e náuseas, febre alta, dores na zona do abdómen e um mal-estar geral. Devido à diarreia aguda, a rotavirose pode facilmente causar desidratação, especialmente em crianças mais novas.

Em indivíduos jovens e adultos, geralmente os sintomas são mais leves que em crianças com menos de seis anos. É importante referir que a primeira infeção é sempre a mais grave, já que o organismo ganha algum grau de imunidade. Dessa forma, as infeções que possam ocorrer posteriormente apresentam manifestações menos graves.

Como tratar a rotavirose

Não existe qualquer tratamento para esta infeção. Contudo, são prescritos alguns cuidados ao paciente, sobretudo a nível de desidratação. Como a diarreia é bastante aquosa, o indivíduo perde bastante água sempre que defeca. Dessa forma, se essa água não for reposta, o paciente pode ficar desidratado, o que pode provocar consequências graves no funcionamento do organismo.

Como prevenir a rotavirose

A prevenção da rotavirose é baseada sobretudo em dois aspetos: a vacinação e os cuidados de higiene. Quanto à vacina para a rotavírus (VORH), esta deve ser administrada em crianças até aos seis meses de idade. Relativamente aos cuidados de higiene, deverão ser seguidos os cuidados básicos de lavagem das mãos sempre que utiliza a casa de banho, muda uma fralda ou mexe em animais, entre outras situações idênticas. Nunca deverá beber água não tratada, ou alimentar-se de alimentos expostos a indivíduos infetados.

Compartilhar ;)

Rotavírus