Febre em bebé: O que fazer ?

A febre caracteriza-se por um aumento da temperatura corporal, pode ter diferentes causas e origens e pode ser um sintoma de diferentes doenças. A febre em bebé preocupa muito os pais, a febre por si só não é prejudicial, mas pode ser indicativo de outro problema, por isso, é importante estar atento a todos os sinais. A febre é uma resposta biológica do organismo e é um sinal comum a muitas doenças infantis.

A temperatura do corpo varia consoante a zona onde é medida, considera-se normal uma temperatura rectal até 37,5° se for superior a 38 já se considera febre, entre estes valores considera-se temperatura elevada.

Como medir a temperatura num bebé

Existem muitas formas e aparelhos para medir a febre num bebé, o mais correto e mais preciso é medir no reto, no entanto, em casa de diarreia aconselha-se medir a temperatura axilar.

O que fazer em caso de febre em bebé

No caso de o seu bebé apresentar febre, a melhor maneira de a combater é colocar o bebé com pouca roupa e afastada de fontes de calor como aquecedores e radiadores.

Manter a criança hidratada, dar pequenas quantidades de água.

É normal um bebé com febre estar mais irritado e sem apetite, precisa de muita paciência e não o forçar a comer.

Coloque panos de água no corpo do bebé, no sentido de baixar a temperatura, se achar melhor pode dar banho a uma temperatura de cerca de 30 graus.

Pode ainda dar antipiréticos adequados à sua idade e peso, peça sempre o aconselhamento médico antes de administrar qualquer medicação ao seu bebé.

Febre em bebé: O que fazer ?

Quando deve consultar o médico

Se a criança tiver febre associada a vómitos ou diarreia;

Se tiver sonolência excessiva;

Se o bebé apresentar manchas vermelhas ou azuladas na pele;

Se sentir rigidez ao dobrar a nuca;

Se o bebé tiver menos de 3 meses, deve consultar o médico sempre que a temperatura retal for superior a 39 graus ou superior a 40 graus em crianças com menos de 3 anos;

Se a febre persistir mais de 48 h;

Se tiver antecedentes de convulsões febris.

Partilhar

>