Exame de sangue para detetar Gravidez

O atraso menstrual é primeiro sinal que pode levar uma mulher a desconfiar que está grávida, apesar das treinantes puderem desconfiar alguns dias antes. Há dois tipos de testes para detetar uma gravidez, o teste de farmácia, que é feito com a urina, e o exame de sangue. Ambos medem a quantidade do hormônio gonadotropina coriônica humana (hCG), que apenas é produzida quando a mulher está grávida.

O mais certo é fazer qualquer um destes exames pelo menos com um dia de atraso da menstruação, apesar de alguns testes de farmácia conseguirem detetar uma gravidez uns dias antes.

Exame de sangue para detetar Gravidez

Os testes de farmácia podem dar falsos negativos, ou seja, quando mal feitos ou quando feitos com muita antecedência podem não detetar a gravidez, por isso, os médicos recomendam que se fala o exame de sangue, este pode ser qualitativo ou quantitativo. O qualitativo diz apenas se você está ou não grávida (negativo ou positivo), o quantitativo para além de dizer se o teste é positivo ou não, enquadra a sua gravidez num intervalo de semanas.

O exame de sangue é mais preciso e pode detectar a gravidez a partir de cerca de 12 dias depois da ovulação. Um exame de sangue dificilmente apresenta falhas, a sua precisão chega a 100%.

exame de sangue-gravidez

Como é feito o exame de sangue de gravidez

O exame de sangue para detetar a gravidez pode ser feito em qualquer laboratório ou em algumas farmácias, é feito através da coleta de sangue, o ideal é que seja o seu médico a pedir este exame, mas pode fazer sem prescrição médica. Alguns profissionais recomendam um jejum mínimo de 4 horas antes da coleta, apesar de o jejum não ser necessário. O prazo de entrega do resultado também varia conforme o local onde realizar.