Dor de garganta no bebé e na criança

Quando o tempo esfria e a temperatura desce, é comum as dores de garganta aparecerem, especialmente nas crianças e bebés, ainda pouco habituados a estas alterações no tempo.

No entanto, apesar de essa dor poder ter origem em três doenças diferentes, a verdade é que é habitual chamar-se simplesmente de dor de garganta.

Aqui poderá conhecer os vários tipos de dor de garganta, quais os tratamentos adequados, e ainda, conhecer algumas dicas para aliviar a dor de garganta no bebé e na criança.

Os vários tipos de dor de garganta

Existem várias doenças que causam a dor na garganta, nomeadamente a faringite, a amigdalite e a laringite. Como os seus nomes indicam, cada uma destas doenças ataca regiões diferentes, como a faringe, as amígdalas e a laringe, respetivamente.

Mas como são todas regiões da garganta, a dor é muito idêntica. Por vezes, algumas destas podem surgir em simultâneo, como a amigdalite e a faringite.

A principal razão para o aparecimento destas doenças está relacionado com infeções bacterianas ou virais.

dor-garganta-bebe

Tratamento da dor de garganta

O tratamento para a dor de garganta está associado à região afetada. No entanto, tendo em conta que as causas costumam ser as mesmas, muitas vezes o tratamento é idêntico.

Assim, e sabendo-se que a causa mais comum é a infeção por bactérias, o tratamento mais adequado é um antibiótico. Se a causa for viral, o tratamento será constituído por medicamentos apropriados, que aliviarão os sintomas, e ainda, a ingestão regular de líquidos.

No caso das crianças, é necessário ter em conta que elas terão dificuldade a engolir. Assim, é importante escolher alimentos e líquidos que ele tenha alguma facilidade em ingerir, para que dessa forma se mantenha bem alimentado e hidratado. Iogurtes, puré de maçã ou de pera, sumos de laranja e limão, são exemplos.

A hidratação é essencial no tratamento da dor de garganta.

Como aliviar os sintomas da dor de garganta no bebé e na criança

Adicionalmente ao tratamento prescrito pelo médico para a criança, há um conjunto de remédios caseiros, totalmente seguros, que pode usar em casa para ajudar a aliviar os sintomas.

Assim, e no caso de crianças que saibam gargarejar, pode fazê-lo usando uma solução de água e sal.

Isto ajudará a combater a inflamação, e ainda, a eliminar o muco. Também para crianças com mais de 3 anos, pode dar chá ou leite com mel.

Este remédio caseiro vai ajudar a libertar o muco.

Compartilhar ;)

Dor de garganta no bebé e na criança