Dieta para diabetes na gravidez

A diabetes na gravidez, também, denominada de diabetes gestacional, é um problema bastante comum durante a gestação. Aparecendo normalmente no 3º trimestre, este problema surge geralmente devido a uma alimentação menos correta e a um aumento de peso exagerado.

Contudo, com o tratamento correto e com uma dieta saudável e equilibrada, a diabetes gestacional tende a desaparecer. Contudo, sem seguir as indicações médicas, há o risco de desenvolver diabetes mellitus tipo 2 ao fim de alguns anos, e de sofrer novamente diabetes gestacional numa futura gravidez.

Estando a diabetes gestacional intimamente relacionada com a alimentação, a dieta para diabetes na gravidez é fundamental no controlo deste problema.

De seguida poderá conhecer que tipo de alimentos é que a grávida com diabetes deve comer, e qual a melhor dieta para diabetes na gravidez.

Dieta-diabetes-gestacional

Dieta para diabetes na gravidez

A dieta para diabetes na gravidez deve ser constituída por um conjunto de alimentos variados, apostando em verduras, legumes, frutas, cereais integrais, gorduras saudáveis e proteínas magras, e evitando alimentos ricos em gorduras pouco saudáveis e claro, ricos em açúcar.

A rotina alimentar de uma grávida com diabetes gestacional deve consistir em muitas refeições diárias, contudo, pouco volumosas, de modo a facilitar a digestão e não ficar com muita fome. Conheça de seguida um exemplo de um menu diário para diabetes na gravidez.

Menu diário para diabetes na gravidez

– Pequeno-almoço: copo de leite desnatado, uma torrada de pão integral com uma fatia de queijo, e uma maçã.
– Lanche da manhã: pote de iogurte natural e uma laranja.
– Almoço: salada de alface, tomate e pepino, peito de frango grelhado com arroz de feijão e couve (pouco feijão e muita couve), e como sobremesa, uma pera.
– Lanche da tarde: iogurte natural misturado com banana e aveia.
– Jantar: prato de sopa, duas batatinhas e pescada cozida, regadas com um fio de azeite de oliva, acompanhadas por um pratinho de alface, pepino e rabanete, e para o fim, uma gelatina.
– Ceia: Iogurte natural misturado com um pouco de aveia.

Para definir as quantidades mais adequadas para si, deve consultar um nutricionista, que em conjunto com o seu médico obstetra, preparem um plano alimentar específico para as suas necessidades individuais.

Compartilhar ;)

Dieta para diabetes na gravidez