Como Salvar Um Bebê Que Está Sufocando

Ter um bebê em casa é motivo de muita alegria e felicidade, mas também é sinônimo de preocupação constante, pois esse ser pequeno não sabe o que faz e não tem como se cuidar sozinho, por isso, todo cuidado é pouco.

Uma das maiores preocupações da mãe, do pai e de toda a família é que o bebê se engasgue ou sufoque com alguma coisa, porque isso pode levá-lo a morte.

Para as pessoas que querem aprender como salvar um bebê em caso de sufocamento ou engasgo, basta prestar atenção nas informações abaixo.

Como salvar um bebê que está sufocando ?

Bebês e crianças pequenas podem se engasgar com objetos que elas colocam na boca ou até mesmo com a alimentação normal. É essencial aprender a identificar essas situações e tomar as providências corretas.

A situação se torna mais grave quando o bebê ou criança não consegue tossir, chorar ou falar, porque isso indica que as vias aéreas estão fechadas e é preciso ajudar o pequeno a respirar.

Não tente tirar o objeto com as mãos somente se conseguir vê-lo ao abrir a boca do bebê ou da criança, pois corre o risco de empurrar o objeto ainda mais e piorar o quadro.

Para salvar um bebê que está sufocando, o primeiro passo é pedir para alguém chamar uma ambulância, ou levar o bebê para o hospital de carro ou táxi.

Enquanto espera o socorro chegar, faça o seguinte:

1 – Segure o bebê inclinado para frente, dê no máximo 5 palmadas nas costas dele com a mão aberta. A posição da cabeça levemente inclinada para frente ajuda no processo de desengasgo e evita que a criança broncoaspire caso o bebê vomite durante as manobras.

2 – Vire o bebê de barriga para baixo, segure firmemente entre suas mãos e braços e faça duas compressões torácicas.  A compressão é similar à da técnica de reanimação cardiopulmonar: Aperte o centro do peito com 2 dedos o indicador e o médio, logo abaixo da linha entre os mamilos.

3 – Verifique se o bebê vomitou ou expeliu o objeto que provocou o engasgo. Se não aconteceu nada, repita a operação.

4 – Assim que o bebê desengasgar, a primeira coisa que ele vai fazer é chorar.

Respiração boca a boca em bebês

Especialistas dizem que no caso de sufocamento ou engasgo jamais se deve fazer respiração boca a boca no bebê, porque ao soprar dentro da boca da criança pode empurrar ainda mais o objeto que está na garganta dele ou piorar o quadro de sufocamento.

Portanto, se um bebê se engasgar ou ficar sufocado, chame uma ambulância e siga os passos acima, com isso, poderá salvar a vida dele.