Calendário de Fertilidade Feminina

Para a maioria das mulheres engravidar é um sonho, também para a maioria engravidar é um processo que acontece naturalmente, mas são cada vez mais os casos de mulheres que demoram a engravidar, nestes casos conhecer o próprio corpo e o seu período fértil aumenta as hipóteses de conceber um bebé.

O período fértil é a fase do ciclo menstrual em que a mulher liberta um óvulo (ovulação) que é fertilizável, nesta altura existe maior probabilidade da mulher engravidar se houver relações sexuais.

O período fértil varia de mulher para mulher, depende de vários factores, entre eles a duração do ciclo menstrual.

O ciclo menstrual conta-se do 1º dia da menstruação até ao 1º dia da menstruação seguinte. A maioria das mulheres tem um ciclo menstrual de 28 dias, mas este pode variar bastante, pode ir de 28 dias a vários meses.

No caso em que o ciclo menstrual seja superior a 40 dias é recomendável o uso de medicação para regular os ciclos, deve sempre consultar um médico especialista.

Como calcular o período fértil?

Para ter a certeza do tempo do seu ciclo menstrual deve anotar e contar, pelo menos durante, 6 meses, os dias entre o primeiro dia da menstruação e o inicio da seguinte.

O cálculo do período fértil faz-se da seguinte forma, por exemplo, num ciclo de 28 dias: 28-18=10 e 28-11=17. Neste caso o período fértil seria entre o 10º e o 17º dia do ciclo menstrual.

Sendo que o pico se encontra no meio, no dia 14.

Caso não tenho o ciclo regular, para encontrar a sua fórmula deve subtrair ao ciclo mais curto 18 dias, e do ciclo mais longo 11 dias. Imagine que tinha um ciclo de 26 dias e um ciclo de 32 dias a formula, neste caso seria. 26-18 = 12 e 32- 11= 21, o seu período fértil seria entre o dia 12 e o dia 21 a contar desde o primeiro dia da menstruação.

Para facilitar este cálculo pode encontrar na internet várias calculadoras do período fértil.