quarta-feira , fevereiro 1 2023
sinais de que o parto esta a chegar

Sinais de que o parto está a chegar

Com a aproximação do fim do tempo de gestação começa a aumentar a ansiedade, são muitas as dúvidas, mas a principal é saber como está na hora.

Advertisement

Cada gravidez é diferente, mas o corpo começa a enviar sinais que a hora está a chegar. Para algumas gestantes estes sinais são bem evidentes, para outras nem por isso, e ainda há mulheres que não tem estes sinais.

É preciso estar atenta, e principalmente, aproveitar estes momentos finais.

Sinais de que o parto está a chegar

São muitos os sinais que o nosso organismo usa para avisar que a hora do parto se aproxima, estes são uma forma de o corpo se preparar para este momento.

Saída do tampão mucoso

Um sinal que pode assustar muitas gestantes, principalmente, as de primeira viagem é a saída do tampão mucoso.

O tampão mucoso é substância gelatinosa que pode ser branca ou ter raios de sangue que sai antes do parto. Este tampão serve para proteger o ambiente interior do bebê.

A mucoso pode sair no dia do parto, alguns dias ou semanas antes, depende de mulher para mulher.

Veja também: Diferenças entre Contrações de Treinamento e de Parto

Posição da barriga

Coma aproximação da hora do parto, o bebê começa a posicionar-se para a sua saída. O bebê tende a posicionar-se de cabeça para baixo, para facilitar a sua saída no momento do parto.

Com este movimento o peso da barriga centra-se na parte inferior, mudando o formata da barriga que fica mais baixa.

Menos movimentos fetais

Os movimentos fetais também começam a diminuir. O bebê tem menos espaço para se movimentar, por isso, pode estar quieta durante algum tempo.

No entanto, mesmo com esta diminuição de movimentos é importante controlar os movimentos. Se o bebê ficar muitas horas sem movimentos deve ir à maternidade.

Contrações

Todas as pessoas associam as contrações como o sinal principal da hora de chegar o parto. As contrações são comuns na reta final da gestação, eles permitem amolecer o colo e ainda preparar o corpo para o parto.

As contrações aumentam de intensidade e a frequência, assim como a dor e a zona que abrange.

Deve controlar o intervalo entre as contrações. O ideal é ir para a maternidade quando as contrações estiverem dolorosas e de 5 em 5 minutos.

Advertisement

AUTOR: Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.

VEJA TAMBÉM:

testes de gravidez caseiros

10 Testes de gravidez caseiros mais comuns

A gravidez é um momento especial na vida de uma mulher e de um casal. …