Queda de cabelo pós-parto: Dicas e 3 Receitas

Ser mãe é maravilhoso, mas depois do parto há alguns problemas que se podem tornar problemáticos como a queda de cabelo.

Essa é uma dúvida recorrente das mamães que acabam por sofrer com a queda de cabelo pós-parto: é normal?

Infelizmente sim! Durante o período da amamentação, os fios acabam por cair com mais frequência.

Por que acontece a queda de cabelo pós-parto

Esse fenómeno se justifica devido aos níveis de hormona no corpo da mulher que, após o nascimento, estão se alterando.

Durante a gestação é comum o aumento da progesterona. Após o nascimento do bebê, ele reduz e o hormônio da prolactina (responsável pela produção de leite), aumenta.

É muito comum que durante os três primeiros meses a queda de cabelo pós-parto seja mais intensa e, a partir daí, reduz gradualmente.

Vitaminas e suplementos para tratar a queda de cabelo pós-parto

É importante fazer a ingestão de suplementos e vitaminas, consulte o médico para garantir que elas não influenciam no seu corpo durante a amamentação do bebê.

Vitaminas, sucos e suplementos são as opções disponíveis para tratar a queda de cabelo pós-parto, deixando os fios mais nutridos, fortes e saudáveis.

Os suplementos mais indicados por médicos e especialistas são o Pantogar, Silício Quelado e o Imecap Hair. Mas atenção! Todos estes só devem ser utilizados com prescrição médica.

Outra alternativa é optar pelas receitas naturais de sucos e vitaminas para fortalecer o organismo e, consequentemente, evitar a queda de cabelo.

1. Vitamina de banana

Essa bebida é rica em selênio, dando força e vitalidade aos fios:

Ingredientes:

Castanha-do-Pará: 3 unidades;
Banana: 1 unidade;
Iogurte natural: 1 copo (potinho).

Modo de preparo:

1. Bata no liquidificador todos os ingredientes e beba logo em seguida.
2. A vitamina pode ser tomada até 3 vezes ao dia.

2. Suco de laranja com cenoura

Esse suco é um tratamento natural muito bom para o problema da queda de cabelo das mamães, por ser rico em minerais que auxiliam no fortalecimento e crescimento dos fios:

Ingredientes:

Pepino: 1 unidade (com casca);
Cenoura: 1 unidade (com casca);
Laranja: 2 unidades (suco).

Modo de preparo:

1. No liquidificador, bata o pepino e a cenoura;
2. Em seguida, acrescente o suco de laranja e bata até ficar homogêneo.
3. Beba logo em seguida.
4. Recomenda-se a ingestão diária para reduzir o problema da queda de cabelo pós-parto.

3. Vitamina de manga

A vitamina de manga com gérmen de trigo é perfeita para tratar a queda do cabelo no período pós-parto, porque possui muitos nutrientes que favorecem o crescimento dos fios:

Ingredientes:

Gérmen de trigo: 1 colher (sopa);
Manga: ½ unidade (sem casca);
Leite: 1 copo (200 ml).

Modo de preparo:

1. No liquidificador, bata todos os ingredientes.
2. Beba logo em seguida.
3. Tome essa vitamina todos os dias, uma vez por dia.

Dicas para tratar a queda de cabelo pós-parto

Há outros processos que você pode realizar para ajudar no tratamento. Aprenda:

1. Equilibre a alimentação (completa e saudável)

Uma das formas de prevenir a queda é ingerir todos os nutrientes importantes. Consuma alimentos como grãos, proteínas, legumes, vegetais e frutas que dão saúde aos fios.

2. Beba água sempre

Beber água e sucos é muito importante para manter-se hidratada, cuidar do corpo e até mesmo para garantir a produção de leite para amamentar o bebê. Não se esqueça de que a hidratação inicia de dentro para fora e como outros tecidos, o capilar necessita de ingestão de líquidos.

3. Evite o estresse

A rotina de uma mãe de um recém-nascido é difícil. Adaptar a nova rotina, acordar de 3h em 3h para amamentar e cuidar do bebê. Essa fase pode causar esgotamento e estresse, o que é normal. Entretanto, esse tipo de sentimento acaba por piorar o problema. Peça ajuda, converse com outras mamães e tente, ao máximo, relaxar!

4. Cuide das suas madeixas

Lavar o couro cabeludo é muito importante para evitar o acúmulo de produtos químicos, assim como evita caspa e quedas. Na hora do banho, massageie o couro cabeludo com delicadeza e escolha cosméticos específicos para o seu tipo de cabelo.

5. Tente não prender os cabelos

Se você tem cabelos longos, sabe que fazer algumas tarefas com os cabelos soltos é quase que impossível, como por exemplo, amamentar. Mas, sempre que puder, deixe os fios soltos! Prendê-los acaba por danificar, causando não apenas a queda de cabelo, mas também a quebra dos fios.

6. Tenha atenção no inverno

Os cabelos sofrem com o frio, e isso pode piorar devido a condição da queda de cabelo pós-parto. Portanto, hidratá-lo, manter a saúde do couro cabeludo, hidratação e cuidado com o corpo é essencial. Atenção ainda às temperaturas altas nos banhos, secadores e chapinha.

Eles podem enfraquecer os fios!

O ideal é lavar o cabelo com água morna ou fria, assim como usar protetores térmicos nos fios antes de aquecê-los.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.