Quais são os Cosméticos Proibidos para as Grávidas?

cosmeticos proibidos gravidas

No período de gravidez que é de nove meses, muitas mulheres não abrem mão de cuidar da beleza. Nesta fase é importante saber quais os cosméticos proibidos para as grávidas.

Entretanto, elas devem saber que muitas coisas que elas usavam antes de engravidar, estão proibidas nessa fase como alguns cosméticos.

A pele das gestantes tende a ficar mais sensível e alguns cosméticos podem causar reações inesperadas.

Veja alguns componentes que podem provocar reações quando está grávida.

Conteúdos
  1. Quais são os cosméticos que as grávidas não podem usar?
  2. Dicas para as grávidas usarem cosméticos corretamente

Quais são os cosméticos que as grávidas não podem usar?

Cremes antirrugas com ácido retinóico (vitamina A) precisam ser evitados, principalmente entre a 6ª e a 8ª semana de gravidez, pois, já ocorreram casos de anormalidades congênitas relacionadas a doses exageradas dessa substância.

Para as grávidas combaterem as estrias ou preveni-las, os especialistas indicam o uso de cremes hidratantes neutros ou óleos naturais, que deixam a pele com mais elasticidade.

A maquiagem está liberada durante a gestação, pois, esses produtos não fazem mal ao feto e ainda deixam as mulheres mais bonitas.

Um cuidado muito importante para as gestantes é lavar o rosto com água morna, pelo menos uma vez ao dia e usar uma loção adstrigente moderada para limpar os poros. Outro produto indicado é um hidratante facial.

Dicas para as grávidas usarem cosméticos corretamente

As mulheres grávidas não precisam se descuidar da aparência. Porém, elas não podem usar todos os cremes que estavam habituadas, pois, alguns desses produtos devem conter substâncias que fazem muito mal ao bebê. A dica é que antes de utilizar qualquer cosmético da sua casa ou antes de comprá-lo, fale com seu médico e veja se eles não têm perigo de prejudicar o feto.

As gestantes devem estar bem atentas às formulações de seus cosméticos, porque, qualquer descuido pode provocar a má formação do seu filho ou até prejudicar gravemente a saúde dele.

O mais indicado é que as grávidas evitem ao máximo a utilização de cosméticos, já que, não dar para saber exatamente quais os ingredientes que podem fazer mal a criança.

As mulheres devem ter em mente que depende exclusivamente delas o bom desenvolvimento e saúde do bebê e que nenhuma vaidade pode ficar acima do ser inocente que está crescendo dentro delas.

Por mais leve que o cosmético pareça ser antes de usá-lo fale com seu obstetra para ver se ele libera ou não. Em todo caso, o melhor é não usar cosméticos durante todo o período de gravidez, assim evitará problemas futuros.

Portanto, as gestantes vaidosas devem esquecer um pouco da sua beleza e priorizar a vida que está crescendo dentro dela.

Depois que a criança nascer e amamentar, pelo menos, por seis meses ou um ano, a gestante pode voltar a usar seus produtos de beleza.