Dicas de Exercícios na Gravidez

exercicios gravidez

A gravidez é um período de nove meses, mas que envolve uma vida inteira. Hábitos saudáveis são muito importantes como o exercício na gravidez. A forma como a gestante se comporta nesse período vai influenciar na vida inteira do seu filho.

Estudos comprovam que muitas doenças adquiridas durante a nossa vida podem ter relação não genética, mas congénita, ou seja, podem ter sido fruto de fatos ocorridos durante a gravidez.

É por isso que beber, se drogar, fumar, fazer certos tipos de movimentos e comer certos tipos de comidas são proibidos pela comunidade médica e pelo senso comum, pois causam sérias consequências no bebê.

Índice
  1. Fazer ou Não Exercício na Gravidez?
  2. Quais os exercícios indicados na Gravidez
    1. Evite ficar muito tempo de pé
    2. Ginástica localizada e caminhada
    3. Evite os steps
  3. Exercícios aeróbicos
    1. Abdominais
  4. Cuidado com o Exercício na Gravidez

Fazer ou Não Exercício na Gravidez?

O senso comum, inclusive, indica que praticar exercícios físicos como um todo durante a gravidez pode ser perigoso.

No entanto, isso não é verdade, pois exercícios físicos praticados com alguns cuidados importantes são fundamentais para garantir uma gravidez mais saudável.

Ajuda numa recuperação mais rápida da mãe depois do parto, e uma melhor saúde e resistência do bebê depois de nascido. Nós trazemos dicas incríveis para que você, futura mãe possa praticar os exercícios de forma segura e correta.

Quais os exercícios indicados na Gravidez

Deve sempre pedir o aconselhamento do seu médico. Algumas grávidas não podem fazer exercícios e alguns devem ser adaptados à gravidez devido à mudança do equilíbrio corporal.

Evite ficar muito tempo de pé

Exercícios que te deixam muito tempo ma mesma posição, principalmente de pé, pode dificultar uma boa circulação sanguínea, o que pode provocar mal-estar e queda de pressão.

A queda de pressão é um dos problemas mais graves que podem ocorrer na gravidez.

Ginástica localizada e caminhada

Tanto a ginástica localizada como caminhadas regulares podem combater a retenção de líquidos, acalmar e reduzir as dores.

Faça esse tipo de exercícios ao menos duas, ou até mesmo três vezes por semana. Com uma duração de 50 minutos.

Evite os steps

Durante a gravidez as articulações afrouxam para preparar o corpo para o parto, uma condição proibitiva para a prática dos steps, pois essas atividades podem causar torções de forma mais frequente do que em outros períodos.

Exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos não estão proibidos durante a gravidez, assim como os alongamentos. No entanto, devem ser praticados com a ajuda de um profissional de educação física.

Abdominais

Como não existe um consenso médico a respeito da possibilidade ou não de as grávidas praticarem abdominais, com alguns especialistas achando que no começo da gestação é possível, enquanto outros acham que esse exercício deve ser evitado por completo, nos preferimos não recomendar os abdominais, por via das dúvidas.

Cuidado com o Exercício na Gravidez

Pratique exercícios, mas não com força total.

O melhor é fazer exercícios de intensidade moderada, já que exercícios numa rotação muito elevada podem concentrar o fluxo sanguíneo nos músculos e articulações da mãe para dar a força necessária para esses exercícios, fazendo com que esse sangue seja reduzido na placenta, diminuindo a oxigenação e entrega de nutrientes para o bebê.