Benefícios da atividade física na gravidez

Gravidez não é doença, e como tal, não significa que deva interromper hábitos como a prática de atividade física. Aliás, o exercício moderado e adequado traz muitas vantagens para a gestante.

Conheça de seguida os exercícios mais apropriados, e ainda, os vários benefícios da atividade física na gravidez.

Exercícios para fazer durante a gravidez

Os exercícios físicos durante a gravidez devem ser relaxantes, de baixa intensidade e leves, de modo a não ultrapassarem os limites naturais de uma gestante.

Assim, os exercícios físicos mais apropriados durante a gravidez incluem:

alongamentos;
bicicleta ergométrica;
caminhada;
hidroginástica;
ioga;
natação.

Veja: Exercícios para Aliviar as Dores da Gestação

Benefícios da atividade física durante a gestação

Quando realizada respeitando os limites de uma gravidez, a atividade física durante a gestação pode ser feita diariamente e da qual a grávida irá retirar vários benefícios.

Assim, os benefícios da atividade física na gravidez são:

– aumento e tonificação da musculatura da gestante;

– redução dos níveis de glicose no sangue, prevenindo o desenvolvimento de diabetes gestacional;

– a atividade física na gravidez ajuda a queimar as calorias ingeridas a mais, combatendo assim o aumento excessivo de peso;

– com o reforço da massa muscular, a grávida consegue reduzir a dor de costas natural durante a gravidez;

– melhoria da flexibilidade da mulher;

– redução e controlo da pressão arterial;

– o exercício físico durante a gestação ajuda a controlar os níveis de gordura, e como tal, promove a redução do colesterol LDL (mau);

– redução de inchaço nos pés e nas pernas, já que estimula a drenagem dos líquidos acumulados;

– entre os vários benefícios da atividade física na gravidez, a melhoria da capacidade cardíaca é um dos mais importantes, já que facilita o trabalho de parto, mas também a recuperação pós-parto;

– melhoria da capacidade pulmonar, aumentando assim a quantidade de oxigénio transportado pelo sangue para o organismo da mãe, mas também, do bebé.

Veja também: Motivos Para Fazer Exercícios na Gravidez

Se está grávida e pretende usufruir dos benefícios da atividade física na gestação, deve no entanto ter o cuidado de escolher um exercício adequado, dentro da lista apresentada em cima, mas também, consultar o seu médico obstetra para saber o que deve ou não deve fazer.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.