Sintomas de Gravidez de Gêmeos

Advertisement

Existem sintomas diferentes numa gravidez de gémeos? A gravidez é algo maravilhoso. Gerar um novo ser humano dentro de nós é algo que não tem explicação. Cada gravidez é diferente, varia de mulher para mulher e de gestação para gestação.

E a gravidez de gêmeos é diferente? Muitas mulheres sonham com uma gravidez gemelar e são cada vez mais os casos de gravidezes múltiplas. Será que os sintomas são diferentes numa gravidez de gêmeos?

Para quem já passou por esta experiência a resposta é sim, segundo estas mães os sintomas são sentidos em dose dupla.

Advertisement

Sintomas de Gravidez Gemelar

Apesar de não existirem dados que comprovem, a verdade é que a maioria das mamãs de gêmeos afirma que a intensidade dos sintomas é maior neste tipo de gravidez. A gestação de gêmeos, normalmente, é detetada durante ultrassonografias realizadas no primeiro trimestre de gestação.

As grávidas de gêmeos ganham mais peso.

É normal sentir náuseas e vómitos mais fortes, estes sintomas são mais fortes devido à maior concentração dos níveis hormonais gravidez no corpo.

Advertisement

Esta alteração hormonal também pode levar a grávida de gêmeos a sentir falta de ar.

As gestantes de gêmeos retêm mais líquido que gestantes comuns. O edema é mais comum neste tipo de gravidez.

É normal sentirem mais sono e cansaço, já que seu organismo gasta o dobro de energia.

Advertisement

Geralmente as barrigas são maiores e redondas. Isto deve-se à presença de 2 bebes, 2 sacos amniótico, uma ou duas placentas e maior quantidade de líquidos amnióticos.

Cuidados com uma Gravidez de Gêmeos

A gravidez de gêmeos é considerada como uma gravidez de risco devido ao maior risco de complicações, sendo o mais preocupante o parto prematuro. As grávidas de gêmeos têm consultas do pré-natal são mais frequentes.

A maioria dos partos de gêmeos, ocorre entre 36 e 37 semanas. São muito raros os casos em que a gravidez gemelar chega às 40 semanas.

Advertisement

Partilhem as vossas experiências.

Advertisement
Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.