Primeiros Passos para se Preparar para a Gravidez

Primeiros passos preparar gravidez

Quais os primeiros passos para se preparar para a gravidez. A decisão de engravidar e dar a vida a uma nova pessoa, bem como se responsabilizar por sua sobrevivência e por desenvolvimento físico, mental e espiritual pelos próximos vinte anos é de extrema responsabilidade.

Quem já maturou essa difícil e importante decisão e está pronta para começar o processo deve ter em mente certas providências iniciais a serem tomadas.

Essas providências vão garantir que o organismo da mulher, assim como todo o seu entorno estejam preparados para esse processo tão cheio de nuances e detalhes a serem cuidados.

Como se Preparar para a Gravidez

Nesse artigo traremos os primeiros passos que precisam ser tomados logo após a decisão de engravidar ser tomada, e esses passos devem ser dados até mesmo antes de a mulher começar a tentar engravidar. Siga esses passos para ter uma gravidez mais bem planejada e segura.

Comece a tomar ácido fólico

O ácido fólico é uma substância fundamental para impedir a má formação do bebê, e para fazer o efeito completo precisa ser tomado por ao menos um mês antes de a mulher engravidar.

Você deve começar a tomar esse ácido mesmo antes de ir a seu médico para fazer os exames para saber se pode engravidar tranquilamente, pois o ácido fólico não tem contraindicações.

Evite excessos

O seu corpo está prestes a assumir um grande trabalho, e precisa estar descansado e preparado para tal.

Elimine o consumo de drogas, tanto as ilícitas, pois essas drogas causam aborto, desnutrição neonatal e nascimento prematuro. O cigarro, por exemplo, pode até te impedir de engravidar.

O álcool pode prejudicar muito a saúde do bebê.

Reduza o consumo de café

O café pode reduzir a absorção do ferro, fundamental para o bebê. O ideal é quando você engravidar o seu teor de ferro no sangue já esteja bom.

Controle o peso

Mulheres muito magras ou acima do peso tem mais dificuldade em engravidar, além de a alimentação ser fundamental durante a gravidez, e é mais difícil mudar a alimentação de uma hora para a outra, devendo isso ser parte do seu processo de preparação. Nessa hora, não dispense ajuda profissional.

Pratique exercícios

Todos sabemos que o exercício durante a gravidez é muito positivo, mas o ideal é que o seu organismo já esteja acostumado com a prática regular de exercício para não ser mais difícil começar já estando grávida.

Cuide dos dentes e estude a história médica da família

Problemas bucais pode afetar a gravidez, sendo importante estar com a saúde bucal em dia antes da gravidez. Também é importante saber o histórico de doenças na família, sobretudo em crianças. Os problemas genéticos são os mais perigosos. Esse estudo vai dar ferramentas para o seu ginecologista para saber os exames adequados.