Durante os nove meses de gravidez, as mulheres devem tomar os mais diversos cuidados para que seus bebês se desenvolvam da forma correta e nasçam com saúde.
Nesse período as mulheres devem evitar fazer muitas coisas para não colocar em risco a sua vida e a do bebê, principalmente, nos primeiros meses de vida.
Há alguns comportamentos que devem ser evitados e outros que devem ser feitos com cuidados redobrados.
Em caso de dúvidas deve sempre questionar o seu médico.
As mulheres grávidas devem evitar a todo custo à ingestão de frutos do mar, pois, esses alimentos podem causar alergias ou provocar uma intoxicação alimentar.
Estes produtos podem ser consumidos em casa e em sítios que tenha toda a garantia de segurança alimentar.
Não faça depilação a laser durante a gravidez, prefira depilação com lâmina ou cera.
A depilação a laser não tem a permissão dos médicos porque não se sabe se ela pode causar problemas ao bebê.
As grávidas devem evitar ao máximo andar de moto, porque o risco de quedas é muito grande.
Não importa o tempo da gravidez, se está no início ou no final, mas o uso de moto é extremamente proibido.
Opte pelos transportes coletivos e carros.
Em transportes coletivos, procure viajar sentada, se não der certo se segure bem para não bater a barriga.
Não é aconselhado pintar os cabelos durante a gestação, pois, de acordo com os médicos, a química usada no cabelo é muito forte e pode penetrar no couro cabeludo.
O indicado é usar pinturas que não possuem amônia em sua composição e longe da raiz, mas antes disso, peça permissão ao seu médico.
Grávidas que tenham bichinhos em casa devem ter muito cuidado com as suas fezes, especialmente, de gatos, porque o contato com as fezes do animal provoca sérios riscos de toxoplasmose que causa má formação no bebê.
Se tem gatos não pode nem deve livrar-se deles, apenas deve redobrar os cuidados na hora de tratar das fezes, o ideal é pedir a outra pessoa para o fazer ou então usar luvas.
Durante a gestação devem ser evitados os mais diversos vícios como fumar, consumir bebidas alcoólicas e drogas.
O fumo traz muitos riscos à gravidez e a vida da mãe na hora do parto.
Fumar cigarros também faz com que o pequeno nasça com baixo peso e com deficiência cerebral, já que a baixa oxigenação causada pelo tabagismo atinge a placenta trazendo muitos danos.
Grávidas não devem frequentar parques de diversão e nem aquáticos, porque, movimentos rápidos podem fazer mal ao bebê, por isso, evite brinquedos de parques de diversão ou tobogãs de parques aquáticos.
Nesses locais geralmente é possível encontrar avisos alertando as gestantes.
O exercicio físico moderado é recomendado para as gestantes, no entanto alguns tipos de esportes devem ser evitados.
Basquete e futebol são os esportes mais perigosos que uma grávida pode fazer, pois, além do risco de quedas e choques com outras jogadoras.
A bola pode bater na barriga e até causar uma tragédia. Antes de começar a praticar qualquer esporte na gravidez converse com seu médico.