Gravidez Ectópica

Quando uma mulher fica grávida o que ela espera é que sua gestação se desenvolva normalmente e que o feto seja saudável, no entanto, em alguns casos pode ocorrer a gravidez ectópica.

O que é gravidez ectópica?

Gravidez ectópica é o mesmo de gravidez tubária e gravidez nas trompas. Esse tipo de gravidez acontece quando o óvulo é fertilizado em algum lugar fora do útero.

Uma gravidez ectópica ocorre normalmente em uma das trompas de falópio, que tem a função de conduzir os óvulos dos ovários para o útero. Essa gravidez também pode acontecer no colo do útero, no ovário ou na cavidade abdominal.

Uma gravidez ectópica não pode se desenvolver normalmente. O ovo que foi fertilizado não sobrevive e o feto em crescimento pode destruir diversas estruturas maternas. Se essa gestação não for tratada, tem o risco de hemorragias que podem até matar. O tratamento precoce de uma gravidez ectópica pode ajudar a manter a fertilidade da mulher.

Causas da gravidez ectópica

São muitas as causas da gravidez ectópica, entre as quais estão: danos nas trompas de falópio que ocorrem por causa do tabagismo, doença inflamatória pélvica, inflamações e cicatrizes nas trompas de falópio, gravidez ectópica anterior, fatores hormonais, anormalidades genéticas, defeitos congênitos, problemas nas trompas de falópio e órgãos reprodutivos.

CONTINUAR A LER