Quando posso Engravidar Novamente?

Após uma gravidez, ou uma tentativa de gravidez, existe um período de tempo que deve ser respeitado antes de voltar a engravidar. Durante uma gravidez o corpo adapta-se a esse novo momento, e após o final da gravidez, ele precisa de recuperar.

Há depois ainda outros fatores, que podem aumentar o risco de futuras complicações, que determinam um período de espera ainda maior.

Neste artigo iremos explicar o período de espera normal em situações como parto normal, parto por cesariana ou numa situação de aborto.

Engravidar depois de Parto normal

Após um parto normal, os obstetras defendem a mulher pode voltar a engravidar ao fim de 6 meses.

Antes desse período é possível engravidar, contudo, o corpo ainda não está totalmente recuperado, acarretando por isso variados riscos, tanto para a mãe, como para o filho.

No entanto, o período de tempo após a grávida ter o parto normal, para alguns obstetras é idealmente dois anos.

Além do corpo da mulher estar já totalmente refeito da gravidez anterior, bem como o outro filho já tem uma idade que permite gerir melhor duas crianças pequenas em casa.

Engravidar depois Parto por cesariana (cesárea)

Os obstetras recomendam que a mulher apenas engravide novamente após um parto por cesariana passados no mínimo 9 meses.

Como durante a cesariana há lugar ao corte do músculo do útero, são necessários pelo menos 270 dias até essa ferida estar cicatrizada.

Assim, ao engravidar apenas entre 9 meses a 1 ano depois, haverá quase dois anos de diferença entre os dois partos, permitindo a que o útero esteja totalmente recuperado, e com a firmeza e elasticidade necessária.

Engravidar depois de Aborto

Quando ocorre um aborto, espontâneo ou provocado, é necessário retirar os restos da placenta e do endométrio da cavidade uterina (curetagem).

Após este processo, deve esperar-se entre 6 meses a um ano para recomeçar as tentativas para engravidar, já que o útero demora aproximadamente até seis meses para cicatrizar.

Para que não engravide durante os primeiros seis meses, deve usar algum tipo de anti contracetivo.

Advertisement
Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e Neonatal Grupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria. APAE-SP Capacitação Profissional do teste do Pezinho SBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.