Ecografia Morfológica do 1 Trimestre

Ao longo dos 9 meses que dura uma gravidez normal a mulher faz várias ecografias , pelo menos 3, uma em cada trimestre da gravidez, sendo que a Ecografia morfológica do 1º trimestre é uma das mais aguardadas pelos futuros pais.

Numa gravidez “normal”, de baixo risco, realizam-se três ecografias, a primeira, entre as 11 e as 14 semanas, a segunda, entre as 20 e as 24 semanas e a terceira, entre as 30 e as 32 semanas.

Para alguns pais a ecografia do primeiro trimestre é a primeira vez que vão ver o filho e apesar de o embrião ter apenas pouco mais de 5 cm já é possível ver a maioria dos órgãos. É uma das ecografias mais importantes porque permite verificar a vitalidade do feto e ainda detetar alguns problemas de má formação.

Ecografia Morfológica do Primeiro Trimestre

A ecografia morfológica do 1º trimestre é uma ecografia realizada entre as 11 e as 13 semanas. Neste exame é feita a datagem ecográfica da gravidez, estudada a morfologia fetal e medida a translucência da nuca (TLN), ou seja a espessura da prega da nuca, que, se estiver aumentada, pode indicar uma eventual síndrome de Down.

Nós pais, na hora da ecografia não conseguimos deslumbrar grandes pormenores nesta eco, mas os profissionais desta área conseguem detetar uma série de pormenores importantes como:

CONTINUAR A LER