Como Curar uma Cesariana

Hoje em dia, são cada vez mais os partos realizados com cesariana. Apesar da recomendação da Organização Mundial de Saúde num valor máximo de 15% de cesarianas, na realidade este número é muito maior.

Sendo um procedimento cirúrgico, mesmo que relativamente simples, há alguns cuidados pós operatórios que devem ser seguidos de modo a promover a correta cicatrização da ferida.

Confira de seguida como curar uma cesariana.

Dicas sobre como curar uma cesariana

Dica nº 1

Advertisement

Nos primeiros 15 dias após a cesariana é necessário muito repouso por parte da mãe, de modo a não forçar a ferida da cicatriz realizada durante a cesariana.

Dica nº2

Durante os primeiros tempos é necessário manter a ferida limpa. Para isso deve utilizar apenas água e sabão, evitando qualquer tipo de produto ou creme nessa área.

Dica nº3

Advertisement

Após 15 dias a um mês, começará a fazer atividades simples do dia-a-dia. Contudo, esse regresso deve ser gradual, de modo a evitar a abertura da cicatriz.

Dica nº4

Durante o processo de cura de qualquer operação, a dor é sempre um sinal a que deve dar bastante atenção. Assim, após os primeiros 15 dias, quando a mulher começa a retornar às suas atividades habituais, sempre que sentir dor, deve parar imediatamente. A dor serve para a avisar de que está a chegar ao limite possível nessa fase.

Dica nº5

Advertisement

O exercício físico moderado e adequado é essencial para que o seu corpo recupere de uma forma rápida, mas também, para a ajudar a recuperar alguma da firmeza anterior da barriga. Para isso deve começar a fazer caminhadas ao fim de um mês, e exercícios abdominais ao fim de 2 a 3 meses.

Dica nº6

Uma das dicas sobre como curar uma cesariana é evitar expor ao sol a cicatriz, pelo menos durante meio ano. Se o fizer, a sua barriga pode ganhar um tom escuro.

É importante seguir estas dicas, de modo a promover uma cura mais rápida e correta da cesariana. Caso nos primeiros dias após a operação a zona que rodeia o corte estiver muito quente, avermelhada ou inchada, ou então, deitar algum líquido ou você tiver febre, deve consultar imediatamente um médico.

Advertisement
Advertisement
Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e Neonatal Grupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria. APAE-SP Capacitação Profissional do teste do Pezinho SBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.