fbpx
sexta-feira , fevereiro 28 2020
Home / Gravidez / Consequências de uma Gravidez Precoce
Consequências Gravidez Precoce

Consequências de uma Gravidez Precoce

Quais as consequências de uma gravidez precoce.

Quando uma adolescente fica grávida, muitas coisas ruins podem acontecer não só na vida dela como na do bebê.

A maioria das mulheres sonha em ficar grávida para aumentar a família. Para isso, elas fazem um planeamento para que tudo dê certo, durante a gravidez e quando o bebê nasce.

O bebe necessita de muitas coisas para viver bem.

O que é uma Gravidez precoce ?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a gravidez é tida como precoce quando a jovem engravida entre os 10 e 19 anos.

A gravidez precoce ocorre por causa da cultura e dificuldade para conseguir informações sobre o assunto e métodos contraceptivos. A gravidez precoce causa muitas coisas ruins para a mãe e o bebê.

Causas da gravidez precoce

As principais causas da gravidez precoce são: primeira menstruação muito cedo, desinformação sobre gravidez e falta de acesso a métodos contraceptivos.

Entre outros fatores o baixo nível social e financeiro, outros casos de gravidez cedo na família, mau ambiente familiar e conflitos.

É importante dizer que a gravidez precoce pode acontecer em qualquer classe social até nas mais altas, mas ela ocorre mais nas famílias de baixa renda.

Consequências da gravidez precoce para a gestante

Físicas

Diminuição do peso e risco de anemia, aborto, parto prematuro e complicações na hora do parto e rompimento precoce da bolsa de água.

Emocionais

Risco de depressão da jovem gestante, diminuição da auto-estima da grávida e problemas afetivos entre a mãe e o bebê.

Socioeconômicas

Aumento da pressão para casar. A jovem pode rejeitar o filho, dificuldade para conseguir um emprego, baixo nível escolar e abandono do estudo.

Consequências da gravidez precoce para o bebê

Um bebê que é formado dentro da barriga de uma mulher muito jovem pode enfrentar diversos problemas. Inclusive, ele pode nem nascer.

Algumas consequências da gravidez precoce para o bebê são: riscos de malformação, baixo peso ao nascer, prematuridade e ser abandonado pela sua mãe, que é uma coisa muito comum que acontece.

O que fazer em caso de uma gravidez precoce ?

As jovens que descobrirem que estão grávidas, primeiro devem procurar o pai da criança e pedir todo o seu apoio.

Também devem falar com a família e explicar a situação, pois, em um momento difícil desses todo o apoio é essencial.

A jovem grávida deve ir acompanhada ao médico para iniciar o pré-natal. Também precisam se alimentar corretamente e tomar todos os cuidados de uma grávida normal.

As adolescentes que engravidarem e estiverem estudando, o melhor a fazer é continuar indo às aulas até pelo menos os seis meses de gestação.

Quando o bebê nascer e passar alguns dias, elas devem voltar para a escola. Se não estudarem elas não conseguirão arrumar um bom emprego para sustentar seus filhos.

A melhor prevenção é a informação. É importante dotar as adolescentes de todas as informações.

Actualizado em:

AUTOR: Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e Neonatal Grupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria. APAE-SP Capacitação Profissional do teste do Pezinho SBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.

VEJA TAMBÉM:

dicas gravidez tranquila

Dicas para ter uma gravidez tranquila

A gravidez é um período de 40 semanas repleto de dúvidas e preocupações, que resulta …