quarta-feira , fevereiro 1 2023
forma depois da gravidez

Como Voltar à Forma Depois do Parto

Depois da gravidez muitas mulheres têm dificuldade em voltar à forma. Durante a gravidez as mulheres abusam um pouco na alimentação com a desculpa que estão a comer por dois. Uma mulher grávida com uma barriga grande é de facto uma imagem bonita, mas não se esqueça de seguir os conselhos do seu médico no que diz respeito ao aumento de peso.

Advertisement

Uma grávida deve aumentar em média entre 9 a 12 kg durante o período de 9 meses. Os quilos extra são muito difíceis de perder, principalmente, porque quem está a amamentar não pode fazer uma dieta radical.

Não é fácil perder os quilos extra ganhos durante a gravidez, depois do nascimento deve evitar uma dieta radical mas pode optar por uma alimentação equilibrada e saudável.

Dicas para voltar à forma depois do parto

  • Coma de 3 em 3 horas

É necessário que mantenha o seu nível de açúcar no sangue estável. Entre as refeições principais coma uma peça de fruta, um iogurte magro, um batido de cereais e fruta. Deve evitar grandes períodos de jejum para evitar picos.

  • Escolha refeições saudáveis

Perder peso não é comer pouco, é comer bem. Inclua na sua alimentação muita água,  legumes, frutas, carnes brancas, peixe, carbohidratos integrais.

  • Ingira alimentos coloridos

Se não tem tempo para cozinhar, cozinhe algumas refeições mais saudáveis em maior quantidade e vá congelando uma parte das mesmas.

  • Elimine o sal

Não deve consumir mais de 6 gramas por dia. O sal é um dos maiores responsáveis pela retenção de líquidos

  • Evite a cafeína
  • Água

Beba muita água, se amamenta deve beber ainda mais água. Pode ainda beber sucos de fruta naturais ou chás sem adição de açúcar (  pergunte ao seu médico quais os mais adequados).

  • Faça exercícios de força

As caminhadas e os passeios de bicicletas são exercícios que conciliam exercício e o ar puro, assim perde peso e ao mesmo tempo tem um pouco de tempo para si, para meditar e para aliviar o stress. Deve perguntar ao seu médico sobre a melhor altura para retomar o exercício físico.

Advertisement

AUTOR: Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.

VEJA TAMBÉM:

testes de gravidez caseiros

10 Testes de gravidez caseiros mais comuns

A gravidez é um momento especial na vida de uma mulher e de um casal. …