Como fazer o teste de gravidez de farmácia corretamente

Para tentantes ou para as mulheres com atraso menstrual o teste de farmácia é, na maioria das vezes, a primeira forma de confirmar uma gravidez. Fácil e encontrar e acessível muitas mulheres recorrem a estes testes para confirmar uma possível gravidez.

A verdade é que há muitas opções, estilos e modelos de testes de gravidez de farmácia. É importante saber fazer corretamente este tipo de testes.

Confira aqui algumas dicas que separamos para si.

Veja também: 10 Testes de gravidez caseiros mais comuns

Advertisement

Fazer teste de gravidez de farmácia de forma correta

O teste de gravidez de farmácia é bastante fiável, no entanto, precisa ser feito de forma correta. Ele mede a presença de hormônio beta hCG na urina, hormona produzida apenas por mulheres grávidas.

Alguns testes podem ser feitos antes do atraso, mas o ideal é fazer apenas após o atraso, antes disso pode acontecer um falso negativo.

Se optar por fazer antes do atraso, caso o resultado seja negativo, deve repetir o teste no dia do atraso.

Como fazer o teste de farmácia em casa

Devido à grande variedade de marcas, deve começar por ler as instruções da embalagem.

Advertisement

O teste de gravidez deve ser feito, de preferência, com a primeira urina da manhã, nesta altura do dia as hormonas estão mais concentradas.

Escolha um recipiente limpo, o ideal é usar um copo descartável para usar e depois deitar fora.

Tire a tampa do teste e mergulhar a ponta na urina. Aguarde o tempo indicado na embalagem, cerca de 5 segundos é o mais recomendado.

Coloque a tampa e pouse o teste numa superfície lisa e plana para a urina chegar ao ponto de teste.

Advertisement

O tempo para o resultado final varia de marca para marca. Para além de respeitar este tempo deve ainda levar em consideração que apos um tempo o resultado pode não ser viável.

Como saber se deu positivo ou negativo

O resultado varia de acordo com o teste, nos digitais indica gravidez/ não gravidez, e alguns testes indicam o número de semanas de gestação.

Nos outros testes, de canetas ou de tiras, deve primeiro verificar a linha de controlo que indica se o teste foi bem realizado e depois avaliar a gravidez ou não.

Verifique nas instruções da embalagem, normalmente,  tem desenhos ilustrativos para facilitar a leitura.

Advertisement
Advertisement
Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.