Significado Barriga dura na Gravidez

barriga dura

Muitas grávidas queixam-se que a barriga fica tão dura que parece que vai explodir. O que endurece a barriga são as contracções.

Por norma, o corpo da grávida começa a preparar-se para o parto a partir das 25 semanas, mas pode acontecer mais cedo. São as famosas contracções de treinamento ou de Braxton Hicks.

Estas contracções uterinas podem ocorrer várias vezes durante o dia, com ou sem dor. Nesta altura deve procurar uma posição mais confortável e respirar lentamente, se estas contrações surgirem em intervalos de tempo muito pequenos deve consultar o seu médico.

Em alguns casos, principalmente, quando a grávida começa a sentir demasiado cedo estas contrações o médico receita magnésio para diminuir as contrações e recomenda algum descanso.

Como distinguir as contrações de treinamento e as contrações de verdade

Esta a pergunta que muitas grávidas fazem, principalmente na primeira gravidez, ficam aqui algumas das principais diferenças entre elas.

  • Contrações de treinamento.
  • Acontecem várias vezes por dia, em períodos espaçados, quase nunca mais de 2 vezes por hora.
  • Costumam parar quando descansa.
  • Duram menos de um minuto.
  • Não aumentam de intensidade.
  • Só atingem uma parte da barriga

Se as contrações começarem a ser mais intensas, mais regulares, atingirem a zona da barriga e das costas e não acalmarem com descanso comece a cronometrar o intervalo entre elas.

Se as contrações durarem cerca de 60 segundos cada uma e acontecerem a um intervalo de cinco em cinco minutos, deve dirigir-se para o hospital ou maternidade.

Atenção se tiver com menos de 37 semanas de gestação e sentir este tipo de contrações deve ir rapidamente para o hospital, não deve esperar que o intervalo seja de 5 minutos.

Antes de das 37 semanas é considerado um parto prematuro. Os médicos precisam avaliar a situação.

A barriga dura na gravides é uma situação muito comum. Na maioria dos casos ocorre como forma de o copo preparar-se para o parto. Mas em caso de dúvida questione sempre o seu médico.

Este texto é meramente informativo deve sempre consultar o seu médico assistente.