Advertisement

Azia na Gravidez: Como Tratar

A azia é um sintoma bastante comum entre as mulheres grávidas. É também um dos maiores desconfortos para a gestante. A intensidade da azia varia muito de mulher para mulher e de gravidez para gravidez.

A Azia na gravidez pode acontecer em qualquer fase. Muitas mulheres queixam-se deste problema no terceiro trimestre, altura em a barriga pressiona o estômago e dificulta a digestão.

Advertisement

A azia carateriza-se por uma sensação de queimação ou ardência na região superior do abdómen. Existem medicamentos que aliviam a azia na gravidez, mas, só deve tomar com recomendação médica. Existem ainda alguns truques e comportamentos que ajudam a aliviar o desconforto.

Causa da Azia na Gravidez

A azia na gravidez ocorre por vários fatores ou causas. Nesta etapa maravilhosa na vida da mulher a digestão torna-se mais lenta devido ao aumento hormonal. Ocorre ainda um aumento de gases no estômago. A pressão da barriga no estômago faz que suco gástrico para volte para o esófago causando a azia e sensação de queimação.

Advertisement

Como Evitar a Azia na Gravidez

Não existe uma solução mágica para evitar a azia na gravidez. No entanto, existem alguns truques que ajudam a aliviar os sintomas. Deve tentar fazer uma alimentação equilibrada e saudável. Evitar alimentos salgados, doces e gordurosos. Deve mastigar muito bem os alimentos para facilitar a sua digestão.

Alimentos a Evitar:

Advertisement
  • Alimentos gordurosos
  • Alimentos ácidos
  • Alimentos condimentados
  • Chocolate
  • Frutas cítricas
  • Café

Manter o peso dentro dos limites indicados pelo médico. O controlo do peso ajuda a evitar a pressão nos órgãos que causam a azia.

Quando falamos em controlo de peso não falamos de dieta, apenas em cuidado com a alimentação.

Advertisement

A roupa que usa também pode agravar os sintomas de azia na gravidez, opte por roupa confortável e que não aperte o corpo.

Truques para Combater a Azia

Existem algumas receitinhas caseiras para aliviar o mal-estar. Comer um pedaço de pão ou duas bolachas água sal, estes alimentos absorvem o ácido estomacal, diminuindo a queimação.

Advertisement

Comer amêndoas com pele para aliviar os sintomas.

Beber uma colher de suco de limão. Esta mezinha resulta com muitas grávidas.

Advertisement

Dormir com a cabeceira da cama levantada.

Comer maçã verde com casca.

Advertisement
Advertisement
Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal, Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto. Segmento ambulatorial do recém nascido pré termo Habilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso. Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.