A partir da 18ª semana de gravidez, a gestante já pode começar a procurar um local para frequentar as aulas de preparação para o parto.
As aulas começam por volta das 28 e 30 semanas de gravidez.
Quando uma mulher fica grávida a primeira coisa que ela se preocupa é com o parto, pois, hoje em dia são várias as opções, mas uma coisa não pode ser negada, a dor é grande e esse momento é inesquecível.
A quantidade de sessões é dividida em aulas práticas e teóricas, ela pode variar de acordo com o local onde o curso será realizado. As aulas podem ter até 16 sessões com 1h30 a 2 horas, cada uma.
As aulas de preparação de parto são oferecidas nos hospitais e clínicas particulares, algumas maternidades e unidades de saúde familiar.
Em um curso de preparação para o parto são falados os mais variados assuntos práticos e teóricos com a finalidade de promover a educação para a saúde materno-fetal e também do recém-nascido e ainda capacitar os pais para o dia do parto.
A principal característica das aulas de preparação para o parto é que elas são realizadas em salas com um grupo de casais, assim eles podem compartilhar as dúvidas e ideias. A oportunidade de dividir as experiências com os futuros pais e mães é o mais importante para todos os casais que começam a ter mais segurança para a hora do parto e para cuidar do bebê.
Portanto, se está grávida, procure uma instituição que ofereça aulas de preparação para o parto, e chegue a esse dia com muita segurança. Embora o medo seja inevitável, tenha muita calma na hora do parto.