Sintomas do Trabalho de Parto

No final da gravidez muitas mulheres interrogam-se sobre os sintomas que indicam que chegou a hora. Os sintomas de parto variam de mulher para mulher e de gravidez para gravidez.

Conhecer como o processo se desenrola permite à futura mãe não ir demasiado cedo para o hospital. O trabalho de parto pode durar horas ou dias. As aulas de preparação para o parto ajudam a identificar estes sintomas e a hora certa para ir para o hospital ou maternidade.

Alguns sintomas são evidentes como a rotura da bolsa de água ou as contrações dolorosas e constantes.

Quais os sintomas mais comuns de trabalho de parto

#1 Dores nas costas

Muitas mulheres sentem picadas no fundo das costas, as picadas podem também ser sentidas nos ombros.

#2 Diarreia

A diarreia no período final da gravidez pode indicar que a hora do parto está a chegar.

#3 Contracções

Inicialmente sentem-se  contracções rítmicas que  começam lentamente e  aceleram até à  dilatação do colo do útero atingir os  4 a 5 cm. Na fase final as contracções tornam-se mais fortes e em intervalos mais curtos, neste fase, a dilatação atinge cerca de 10 cm.

#4 Aparecimento de sangue

Pode ocorrer uma secreção vaginal cor de sangue o que significa que o colo uterino se dilatou suficientemente para expelir a capa protectora.

#5 Rompimento da bolsa de água

O trabalho de parto geralmente acelera após o rompimento da bolsa. A saída da água pode ser em jacto ou em pingos.

Em qualquer dos casos é importante ir para o hospital se sentir dores de cabeça muito fortes ou febre, visão turba ou tonturas,  se acha que o bebê está se mexendo menos que de costume,  se tiver  sangramento vaginal ou se sentir contrações antes das 37 semanas.

Mantenha a calma e peça conselhos ao seu médico, ele pode informá-la do melhor momento para se dirigir ao hospital.