Significado do nome Matheus

O significado de um nome é algo que pode ser muito poderoso e criar uma envolvente positiva para a vida da criança. Neste artigo poderá conhecer o significado do nome Matheus.

Na hora de escolher um nome, há vários fatores que os pais têm de ter em conta, de modo a tomar a melhor opção para o seu filho. Afinal, o nome é algo que acompanha a criança para o resto da sua vida, e como tal, é uma decisão importante.

Entre os vários fatores que devem ser levados em conta na escolha de um nome, podem-se incluir a estética do nome, a forma como soa, a relação que tem com a sua família, e claro, o que significa.

nome-matheus-significado

O que significa o nome Matheus ?

Matheus é uma variante do nome Mateus, que tem a sua origem no nome em latim “Mattaeus”, e que depois levou ao nome “Mattiyyah”, em hebraico. Entre os vários significados do nome Matheus, encontra-se “dom de Deus”.

Apesar das suas origens bem remotas, o nome chegou ao vocabulário ocidental na idade média, tendo sido introduzido em Inglaterra pelos normandos.

Assim, o Mattaeus ou Mattiyyah transformou-se em Matheu e Mathiu. Já como nome inglês, este tornou-se especialmente popular devido à Reforma Protestante, que tinha sido inspirada na sua versão grega Matthias.

Já as primeiras versões deste nome na língua portuguesa surgiram mais tarde, estando documentadas na primeira metade do século 16.

Atualmente, tanto a versão portuguesa, Mateus, como a versão inglesa, Matheus, são bastante populares e comuns no Brasil. Sozinho ou acompanhado por outros nomes, como Lucas Matheus ou Thiago Matheus. Este nome é muito utilizado no território brasileiro.

O significado do nome Matheus é “dom de Deus, “presente de deus” ou “dom de Javé”. Além disso, Mateus, ou Matheus, era o nome de um dos 12 apóstolos de Jesus, sendo um dos autores dos quatro Evangelhos da Bíblia.

Matheus é assim um nome com um significado profundo, e como tal, uma excelente opção para ao seu filho.

Compartilhar ;)

Significado do nome Matheus