Gravidez com menstruação

Um dos sintomas de gravidez mais populares e que chama mais rapidamente a atenção das futuras mães, é a falta de menstruação no tempo certo, ou como é natural dizerem, o atraso da menstruação. No entanto, ao contrário do que se possa pensar, é muito comum continuar a existir menstruação (ou uma espécie de) durante o processo de gravidez, fazendo com que muitas mulheres não se apercebam exatamente do que está a acontecer no seu organismo.

A menstruação durante a gravidez é conhecida tecnicamente como sangramento vaginal, porém o que acontece é praticamente igual ao que ocorre durante a menstruação, daí que existe muitas mulheres que sentem algum receio ou mesmo dúvidas quando isto acontece. É o aparecimento deste sangramento vaginal que faz com que muitas mulheres saibam exatamente da sua gravidez muito após as 12 semanas, já que nem sempre existem outros indícios físicos.

gravida com menstruacao

Este sangramento pode ocorrer devido a diversas causas, nomeadamente:

  • A implantação do embrião na parede do útero pode fazer com que exista um sangramento menor do que a menstruação com uma cor mais clara e uma duração menor.
  • As mudanças do colo do útero, bastante mais sensível durante a gravidez, é uma das causas possíveis.
  • Poderá ainda existir uma gravidez ectópica, isto é, o embrião implantar-se fora do útero.
  • Algumas infecções que acontecem na vagina e no colo do útero são também uma das principais causas.
  • Em alguns casos, cerca de 15%, este sangramento inicial pode significar um aborto precoce, porém são apenas alguns casos e não de ser levado como uma regra geral.

Assim, sendo este um problema de saúde que pode afectar todo o tipo de mulheres e em qualquer idade, sempre que ele ocorra, independentemente da duração ou mesmo da ausência de dor, aconselha-se sempre a consultar do seu médico de família para os devidos destes e despistes e verificando assim que o bebé e a mãe estão bem.

Partilhar